domingo, 19 de setembro de 2010

DATAFOLHA E IBOPE DEVEM ESTAR MANIPULANDO RESULTADOS DE SUAS PESQUISAS PARA AJUDAR ALCKMIN EM SÃO PAULO.

COTAS DE ENTREVISTADOS NAS AMOSTRAGENS USADAS PELO DATAFOLHA E PELO IBOPE COM CURSO SUPERIOR EM SÃO PAULO ESTÃO ACIMA DOS NÚMEROS DO TSE.

Deste de 1998 não me conformo com a manipulação que o Datafolha e o IBOPE fizeram naquela eleição e praticamente tiraram a Marta Suplicy do Segundo Turno, com a divulgação de pesquisas fajutas, com números que demonstravam que a então candidata do PT não teria condições de disputar o Segundo Turno com o candidato Paulo Maluf. Naquela eleição devido aos números falsos do Datafolha e do IBOPE, uma parcela decisiva dos eleitores de São Paulo foi manipulada a acreditar que Mario Covas, um governador que não gozava de bons índices de popularidade estaria em melhores condições de ir ao Segundo Turno com Maluf.

Em conseqüência desta manipulação orquestrada por tucanos e pelo PIG, que já existia na época, Mário Covas foi ao Segundo Turno com uma pequena diferença sobre Marta Suplicy.

Agora em 2010, como sempre, a manipulação esta sendo tramada para que Geraldo Alckmin, candidato também dos tucanos, não tenha que disputar um segundo turno com Aloísio Mercadante, candidato do PT apoiado pelo Presidente Lula.

Desde que as pesquisas do IBOPE e do Datafolha começaram a divulgar resultados que teimam em não identificar uma possível subida de Mercadante e queda de Alckmin percebi que estão manipulando os números para favorecer a candidatura tucana em São Paulo.

Não foi difícil constatar que a manipulação continua sendo a mesma de sempre, aliás, já denunciada aqui neste blog: IBOPE e Datafolha entrevistam cotas de eleitores com escolaridade ao nível de curso superior em quantidade acima das cotas reais de eleitores com escolaridade de terceiro grau do próprio Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

Ainda na primeira metade do ano passado quando denunciei que tanto o Datafolha quanto o IBOPE estavam divulgando pesquisas com cotas de eleitores entrevistados nas amostragens deles acima das cotas reais do TSE fui questionado por algumas pessoas sobre o fato de que se realmente as cotas do TSE seriam confiáveis.

No entanto, o TSE tornou público no último 10 de Agosto e foi tema de reportagem no Jornal da Noite na Band, conforme registrou este blog e é só acessar no http://flavioluizsartori.blogspot.com/2010/08/informacoes-sobre-escolaridade-real-do.html , que os números do TSE sobre a escolaridade do eleitorado brasileiro são assumidos pelo TSE como reais e representativos.

Dessa forma, como cidadão brasileiro e na condição de estar me sentindo logrado pelos resultados das pesquisas do Datafolha e do IBOPE para o Governo de São Paulo, principalmente me lembrando da eleição de 1998, fui aos números do TSE, agora assumidos publicamente pelo tribunal na já citada reportagem do Jornal da Noite na Band, referentes a escolaridade dos eleitores do estado de São Paulo e constatei a seguinte realidade:


Como constatamos acima, de acordo com o TSE, os eleitores que atingiram a escolaridade à nível superior no Estado de São Paulo são 9,19% da soma de Superior Incompleto e Completo da tabela acima, o que pode ser confirmado no http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/distr_instr_blank.htm.

De acordo com o IBOPE no relatório de sua última pesquisa para o Governo de São Paulo divulgada no último dia 17, a cota de entrevistados com Curso Superior, concluídos ou não, foi de 329 entrevistas que correspondem a 18% do total da amostra de 1806 entrevistados na pesquisa, ou seja, quase um quinto dos paulistas teriam chegado ao nível de escolaridade superior. Isso pode ser confirmado acessando ao relatório no http://www.eleicoes.ibope.com.br/Resultado/223.pdf na página 05.

O Datafolha também utilizou cotas de números superiores aos do TSE na sua amostragem total de 2114 entrevistados na pesquisa sobre a corrida para o Governo de São Paulo divulgada no último dia 18. De acordo com o relatório do Datafolha desta pesquisa que está disponível no endereço http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/intvoto_gov_sp_17092010.pdf na página 17 foram entrevistadas 338 pessoas com escolaridade à nível de curso superior que correspondem a 16% da amostragem.

Diante do exposto fica evidente que se compararmos os números do TSE com as cotas de entrevistados do tanto do IBOPE quanto do Datafolha constataremos que em relação aos números do TSE as cotas de entrevistados estão cima, inclusive no caso do IBOPE isto representa praticamente o dobro.

Também se constata facilmente nos relatórios das pesquisas acessíveis neste blog que os eleitores dos candidatos do PSDB, de uma forma geral, são sempre os que estão nas camadas da população com renda mensal acima de dez salários mínimos e escolaridade a nível universitário.

Isto certamente faz com que os números destas pesquisas sejam favoráveis aos candidatos tucanos, ou seja, em São Paulo é praticamente certo que Alckmin esteja abaixo dos números divulgados assim como Mercadante esteja acima da média que tem no IBOPE o no Datafolha.

Esta é uma verdade que temos que ter consciência e debater com as pessoas. A justiça eleitoral também deveria fazer uma auditoria nestes números que já são assumidos publicamente pelo Datafolha e o IBOPE e confrontar com seus próprios números.

Nada convence mais que a verdade.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá, Flávio! Que bom você ter tocado nesse assunto. Acho que há manipulação, sim. Como é possível que Netinho e Marta estejam bombando para o Senado e Alckmin esteja com votação tão alta?

    ResponderExcluir
  2. Flávio, então o mesmo pode estar acontecendo com os altos índices da Dilma para Presidente...
    Será que só existe conspiração quando é contra o candidato que gostamos????????

    ResponderExcluir