terça-feira, 21 de setembro de 2010

REAÇÃO DO PIG AO “ATO CONTRA O GOLPISMO MIDIÁTICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA” DE QUINTA FEIRA AGORA DEMONSTRA QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

O TEMPO DAS MANIPULAÇÕES DA OPINIÃO PÚBLICA ACABOU E O PIG AINDA NÃO ACEITOU POR ISSO PARTE PARA O TUDO OU NADA.

Nas últimas 48 horas depois do discurso do Presidente Lula no sábado aqui em Campinas e do desabafo de Dilma Roussef contra a Folha de São Paulo ontem no Rio de Janeiro o PIG ficou nervoso e saiu bradando pelos quatro cantos do Brasil que estão tentando “acabar com a liberdade de imprensa no Brasil”. Será que é isso mesmo?

Como todos sabemos, durante todo o Governo Lula, uma parte da imprensa brasileira, principalmente a mais tradicional, a Folha, o Estadão, a Revista Veja e principalmente a Rede Globo, todos, se dedicaram a atacar e tentar desqualificar o governo o tempo todo sem dar um milímetro de trégua.

Na realidade estes setores da imprensa sempre estiveram a serviço e aliados historicamente à oposição conservadora, cujas forças políticas representam a elite que sempre governou o Brasil até 2002. O poder adquirido por estes setores da imprensa conservadora em anos de domínio os tornou extremamente seguros de serem mantenedores de uma situação que para eles nunca deveria ter fim.

Analisando historicamente este processo, logo constatamos que as forças políticas que se articularam para barrar a vitória de Lula em 1989 continuaram ativas na breve transição de Itamar e procuram capitalizar a liderança política na esteira do movimento de massas que derrubou Collor como forma de contrapor o bloco popular trabalhista que se articulava em torno de Lula e do PT desde os anos oitenta.

Tal articulação conservadora só foi possível porque a Folha, o Estadão, a Revista Veja e principalmente a Rede Globo, dentre outros grupos de comunicação deram sustentação permanente ao bloco de forças políticas, principalmente tucanos e demos (antigo PFL), que se articularam para eleger e reeleger Fernando Henrique Cardoso nos anos noventa do século passado. Isso deu um poder de manipulação de massa a este setor da mídia brasileira que permitiu a eles se considerarem fundamentais no cenário político brasileiro, com importância maior que os próprios partidos políticos.

Dessa forma, tornaram uma força de intervenção política com poder de fogo diretamente inserido na opinião pública e se consideravam e ainda se consideram com poder bastante que permitiria a eles eleger o governo quem quisessem no momento que bem entendessem. Em função disso passaram a atuar como um verdadeiro partido político. Identificar eles como Partido da Imprensa Golpista, o PIG, foi apenas uma constatação de realidade.

A eleição de Lula em 2002 foi assimilada pelas forças políticas de oposição e o PIG apenas como uma transição de um governo que deveria ser um fracasso para o retorno ao poder em 2006.

Felizmente o PIG e a oposição erraram.

O sucesso de Lula, do PT e das forças políticas aliadas ao governo permitiu que o Brasil mudasse e que uma nova realidade fosse vivida em uma situação de conquistas sociais inimaginável para o povo brasileiro no final do século passado.

Também é importante salientar o importante papel da Internet neste processo que permitiu a camadas cada vez maiores da população ter acesso à informação não monopolizada e manipulada pelo PIG.

Tanto o PIG quanto a oposição, pelo que se percebe hoje, não imaginavam que o Governo Lula poderia eleger o sucessor, ou melhor, a sucessora agora em 2010. Achavam que o Presidente Lula não conseguiria transferir seu prestígio para uma candidatura governista.

Quando ficou claro que isto estava acontecendo, a oposição e o PIG perderam o controle e partiram para o tudo ou nada de forma arrogante e sem um mínimo de controle.

Os desabafos de Lula e Dilma Roussef e o ato “contra o golpismo midiático e em defesa da democracia”, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo provocaram reações no PIG, principalmente na Rede Globo.

Para o PIG tratasse de uma rebeldia de jornalistas e blogueiros que coloca em cheque o poder que esta escapando de suas mãos, por isso o que ele e as forças políticas que sempre receberam seu apoio fazem é tentar desqualificar o evento.

Para nós brasileiros conscientes porque sabemos como o PIG atua e sempre atuou é um ato de defesa de direitos conquistados. Conquistamos nosso espaço e colocamos o PIG em cheque apenas com nossa intervenção em defesa de uma igualdade social conquistada neste início de século XXI as custas de muito trabalho honesto e não será a pressão do PIG é que irá nos tirar da luta, de jeito nenhum, podem acreditar.


Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário