domingo, 11 de abril de 2010

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA SERRA: COBERTURA DA GLOBO NÃO FOI JORNALISMO, FOI HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO ANTECIPADO

Globo despreza a inteligência dos brasileiros e continua usando seus telejornais e programas de forma descarada para tentar jogar a opinião pública contra o Governo Lula.

A Globo fez campanha eleitoral antecipada e descarada por Serra no convescote de ontem dos tucanos, demos e também do “popularíssimo” em Pernambuco, Roberto Roberto Freire.
A cobertura da Globo não foi um jornalismo propriamente dito, foi horário eleitoral gratuito em favor de Serra. Até a Band, que as vezes aciona o Boris para fazer média com o PIG teve o mínimo de ética possível e deu uma cobertura ao lançamento da candidatura presidencial demo tucana de, no máximo, dois minutos, o discurso final de Serra no Jornal da Band durou, no máximo, vinte segundos, depois veio a cobertura do apoio recebido por Dilma Roussef dos sindicalistas com a presença do Presidente Lula, aliás como manda a regra do jornalismo com um mínimo de seriedade.

Já na Globo tudo foi diferente, só a cobertura do convescote demorou mais de três minutos, teve de tudo; apresentação de tópicos de plano de governo, discursos “emocionados” de FHC e Aécio e o discurso final de José Serra, que demorou mais de um minuto de edição, com direito a encerramento apoteótico e salva de palmas. Quanto ao PT e Lula, apenas o relato de declarações, do presidente do PT, comentando o discurso de Serra e o um comentário do Presidente Lula sobre um assunto fora do contesto, tudo em frases curtas da própria apresentadora do Jornal Nacional sem nenhuma reportagem.

Ou seja, a Globo escondeu o PT e Lula do contesto da campanha eleitoral exatamente ao contrário do que fez com José Serra. Para disfarçar e enganar a opinião publica querendo posar de democrática, a Globo preferiu dar alguns pouquíssimos minutos do Jornal Nacional para o lançamento de Plínio de Arruda Sampaio, como candidato do PSOL à Presidência da Republica.

Mas o serviço de propaganda da Globo na campanha eleitoral de Serra ainda não estava completo, era preciso completar o trabalho em uma ultima tentativa de jogar a opinião pública contra o Governo Lula. Depois da novela das nove veio o programa humorístico “Zorra Total” e lá estava nada mais, nada menos, que Dom Pedro I a beira do Ipiranga prestes a dar o “grito de independência” quando apareceu um um “enviado” do futuro, um demo ou tucano é claro, querendo convencer Dom Pedro I a não dizer o clássico “independência ou morte” porque seria melhor o Brasil permanecer pertencendo a Portugal, pois estaríamos (isto mesmo) na comunidade econômica europeia no futuro, caso contrário teríamos que conviver com o Euro a mais de R$ 2,40 também no futuro. E o enviado do futuro disse mais ainda, que no futuro (nos dias de hoje) teríamos milhares de brasileiros indo para o México tentando atravessar a fronteira para os EUA e que o Brasil seria o paraíso dos desonestos.

Caramba, é o caso de se pensar, porque a Globo colocou este quadro bem no início de um programa humorístico bem no dia do lançamento da candidatura demo tucana, principalmente usando a figura de D. Pedro I, se nem próximo ao sete de Setembro estamos? Porque?

Elementar amigos eleitores brasileiros, a Globo ainda pensa que pode controlar uma significativa parcela da opinião pública brasileira através da manipulação de telejornais e programas de televisão, como por exemplo, novelas e humorísticos. Não tem nenhum respeito pelos milhões de telespectadores que sustentam seu faturamento assistindo seus programas e esquece que eles, hoje, são eleitores cuja maioria de 76% (segundo o último Vox Populi) considera o Governo Lula Ótimo e Bom, algo inédito em um país como o Brasil, que sempre foi governado por uma elite que só conseguia olhar no próprio umbigo e nada mais.

A democracia brasileira não será plena enquanto uma rede de televisão mantiver seus índices de audiência as custas da ajuda de governos não comprometidos com a grave questão social brasileira, exatamente como acontecia até 2002.
Diante de um quadro que aponta para uma mudança, tanto da opinião pública quanto da estrutura da mídia tradicional brasileira, não resta outra alternativa à Globo senão ir luta contra o Governo Lula e a maioria dos brasileiros.
Cabe a nós, cientes de nossa condição de cidadãos, lutar pela democracia plena sem a influência de uma rede de televisão que atua como um verdadeiro partido político. Defender o Governo Lula e a candidatura Dilma é o único caminho que nos resta diante da Globo e do PIG, podem acreditar.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

2 comentários:

  1. Por que não faz um post falando se os atos a que Lula é carregada a 2 anos foram ou não eleitoreiros???

    Fale abertamente que não acha que foi campanha.. Dá a cara a tapa, e vai ver que aí sim não sobrará uma pessoa para comentar esse blog..

    Aliás, o que estou fazendo aqui? Se nem esse meu comentário vai ser mantido..

    ResponderExcluir
  2. Por que não faz um post falando se os atos a que Dilma foi carregada nos ultimos 2 anos foram ou não eleitoreiros???

    Fale abertamente que não acha que foi campanha.. Dá a cara a tapa, e vai ver que aí sim não sobrará uma pessoa para comentar esse blog..

    Aliás, o que estou fazendo aqui? Se nem esse meu comentário vai ser mantido..

    ResponderExcluir