segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PESQUISA CNT CENSUS TEM NÚMEROS CONFUSOS PARA INDUZIR O ELEITOR A NÃO PERCEBER O OBVIO: A QUEDA DE SERRA, A SUBIDA DE DILMA E A FORÇA DE CIRO.

Apesar dos resultados favoráveis para a candidatura da Ministra Dilma Roussef, mesmo levando em consideração que ela poderia ter subido mais, a Pesquisa CNT Sensus tem armadilhas que permitem a oposição interpretações de que a candidatura governista ainda esta fraca e que José Serra pode ser considerado ainda franco favorito.

Basicamente o resultado traz uma verdadeira bomba para oposicionistas e o PIG, a queda de José Serra em aproximadamente 15 pontos desde o inicio do ano até esta pesquisa do final de Novembro de 2009 que é, sem sombra de dúvidas, um impacto inimaginável junto as forças políticas que defendem a candidatura serrista. Porém imaginar que a oposição e o PIG deverão jogar a toalha depois dessa pesquisa seria ingênuo demais. Na primeira e mais importante leitura dos números temos: Serra com 31,8%, Dilma com 21,7%, Ciro com 17,5% e Marina Silva com 5,9%.

A primeira tentativa de interpretação dos números no sentido modificar a leitura esta está na simulação estimulada em uma situação com as candidaturas de Ciro Gomes, liderando com 25%, Dilma Roussef com 21,3%, Aécio com 14,7% e Marina Silva com 7,3%. Fica claro neste quadro que Ciro Gomes pode ser super dimensionado no sentido de que ele possa ser tentado a um vôo próprio e dividir o bloco governista.

Depois temos um outro quadro sem Ciro Gomes, com José Serra na liderança com 40,5%, Dilma com 23,5% e Marina Silva com 7,3%. Quando todo o Brasil sabe que Ciro Gomes é desafeto confesso de Serra, imaginar que a maioria dos 17,5% (8,7 pontos, portanto 49,7% das intenções de votos de Ciro) migram automaticamente para Serra é de se desconfiar desses números exatamente porque apenas 2,2% dos votos de Ciro migram para Dilma Roussef quando também é claro e notório para a opinião pública que Ciro Gomes é aliado do Presidente Lula. Sinto muito, mas, não da para acreditar.

Outros números foram divulgados na pesquisa, dentre eles os mais importantes foram os que colocam o Presidente Lula como principal cabo eleitoral da eleição de 2010. Para 76% dos entrevistados, Lula é melhor que FHC. No caso de um candidato(a) indicado por Lula, 20,1% dos entrevistados responderam que votariam somente neste candidato.

Por outro lado 49,3% dos 2000 entrevistados na Pesquisa CNT/Sensus não votariam de forma alguma em um candidato indicado por FHC.

No entanto, os números que provocaram maior questionamento deste analista foram os referentes a rejeição, pelo relatório da pesquisa CNT/Sensus disponível no endereço http://www.cnt.org.br/portal/webCNT/page.aspx?p=3f0f966a-00bb-4398-8e6b-1d1c18dd0c41 descobri como foi feita a pergunta sobre rejeição na pesquisa, o eleitor entrevistado foi perguntado pelo Sensus da seguinte forma:

Das seguintes Chapas para Presidente da República, em qual o Sr(a) votaria ou não votaria se as Eleições fossem hoje?

As respostas foram estimuladas em duas múltiplas escolhas.

Primeiro em um total de quatro possibilidades para respostas: o único candidato em que o eleitor votaria,o candidato em que o eleitor poderia votar, o candidato em que o eleitor não votaria e a possibilidade do eleitor não conhecer o candidato.

Segundo com o eleitor tendo que escolher em uma lista com seis possibilidades de candidaturas a presidência e a vice presidência combinadas as quatro possibilidades já citadas:

- José Serra presidente e Aécio Neves vice, com 17,2% de votos somente para eles, 39,1% de possibilidade de serem votados, 25,6% de escolha do item em quem o eleitor não votaria (rejeição) e 3,8% de não conhecimento do candidato;

- Dilma Roussef presidente e Michel Themer vice, com 14,5% de votos somente para eles, 24,1% de possibilidade de serem votados, 36,3% de escolha do item em quem o eleitor não votaria (rejeição) e 10,4% de não conhecimento do candidato;

- Aécio Neves presidente e José Serra vice, com 12% de votos somente para eles, 38% de possibilidade de serem votados, 27,3% de escolha do item em quem o eleitor não votaria (rejeição) e 5,3% de não conhecimento do candidato;

- Ciro Gomes presidente e Carlos Lupir vice, com 8,9 % de votos somente para eles, 34,4% de possibilidade de serem votados, 33,5% de escolha do item em quem o eleitor não votaria (rejeição) e 6,9% de não conhecimento do candidato;

- Aécio Neves presidente e Ciro Gomes vice, com 7,8% de votos somente para eles, 35,3% de possibilidade de serem votados, 31,7% de escolha do item em quem o eleitor não votaria (rejeição) e 6,9% de não conhecimento do candidato;

- Marina Silva presidente e Guilherme Leal vice, com 5,9% de votos somente para eles, 13,51% de possibilidade de serem votados, 45,3% de escolha do item em quem o eleitor não votaria (rejeição) e 17,5% de não conhecimento do candidato;

Como os vocês devem ter percebido o Sensus planejou uma pergunta extremamente complicada para um assunto tão simples que eu mesmo já tinha desvendado aqui mesmo neste blog quando da divulgação da última pesquisa Vox Populi dirigido por Marcos Coimbra que já afirmei considero meu gurú.

No texto lembrei que em trabalhos feitos por mim, sou profissional de pesquisa de opinião e mercado, constatei que existe uma parcela de eleitores que respondem sempre não ter nada contra nenhum dos candidatos e que essa parcela oscila sempre entre 30% e 40%.

Na pesquisa Vox, os números mostraram a rejeição de Aécio de 5%, de Ciro com 8%, Heloisa Helena com 10%, Serra e Marina com 11% e Dilma Roussef com 12% de rejeição. Somando a rejeição de todos candidatos o resultado foi 57%, e na escala de 100% ficaram faltando 43%, que representam os eleitores que não tem rejeição contra nenhum candidato e que não responderam a pergunta do Vox Populi.

Esses números foram obtidos porque o Vox provavelmente fez a coisa certa, na pergunta sobre rejeição apresentou um ficha em formato circular dividida em partes, como que se fosse uma pizza, com o nome de cada candidato em cada uma das partes da pizza e a opção do eleitor não ter rejeição contra nenhum candidato.

Como vocês podem perceber, a pesquisa CNT/Sensus foi planejada para confundir a cabeça do eleitor entrevistado no momento da resposta ao questionário e também, ao mesmo tempo, para produzir um resultado que não permita ao eleitor perceber o óbvio: A queda de José Serra, a subida de Dilma Roussef e a força de Ciro Gomes no bloco governista.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário