quinta-feira, 26 de novembro de 2009

JORNALISTA MARCO ANTÔNIO ARAUJO DO "O PROVOCADOR" DO R7 COLOCA TRALLI DA GLOBO NO SEU DEVIDO LUGAR

Marco Antônio Araujo da coluna "O Provocador" do site R7 colocou tão bem em seu devido lugar o repórter Cesar Tralli, que eu aproveitei a sugestão dele de espalhar o texto e coloquei aqui. Realmente foi a fundo na critica, leiam:

O milagre de César Tralli

No meu post sobre o ombudsman da Folha de S.Paulo, a maioria dos comentários era sobre a Rede Globo. Achei emblemático o ato falho do internauta.

cesar-tralli
Então aproveito para passar a limpo uma sujeira. Essa, sim, é das grossas. Um crime de imprensa, indesculpável, venal, premeditado. Sórdido.

Seu autor foi meu colega de trabalho na rádio Jovem Pan. Seguiu de lá para uma “carreira vitoriosa”, como se diz, não sem dar alguns tropeços pelo caminho. Ele sempre teve aquela voracidade que costuma ser a marca dos vencedores. Um grande repórter. Tinha meu respeito por isso.

Aí comecei a prestar atenção nos seguidos furos jornalísticos dele. Não gostei do que vi. A gente treina o olho para identificar que interesse está por trás de uma notícia exclusiva. E como ela se constrói.

Em setembro de 2005, quando da prisão de Flavio Maluf, o jornalista foi flagrado no exato momento da operação usando boné e roupas semelhantes às usadas por policiais federais. Somente ele presenciou e gravou a prisão do empresário. Hum.

Ano passado, foi chamado a depor na PF sobre o vazamento da Operação Satiagraha. De novo, o repórter sabia antecipadamente dos mandados de prisão e de busca e apreensão às casas dos banqueiros Daniel Dantas e Naji Nahas, e do ex-prefeito Celso Pitta. Humpf.

Um profissional assim é o sonho de muitos patrões da mídia. Consegue se misturar com tiras e meganhas.

E os bandidos? Questão de tempo?

O fato é que Cesar Tralli deve ser visto com ótimos olhos pelos seus superiores. E, portanto, é lembrado na hora dos trabalhos mais difíceis. E, todos sabemos, alguém tem que fazer o serviço sujo.

Pois bem, assistam a essa reportagem do Domingo Espetacular do último dia 15 de novembro. A matéria é longa, começa muito bem, perde o ritmo lá pelas tantas e se permite algumas subjetividades. Mas na essência é bom jornalismo. E faz uma denúncia grave, que não teve a repercussão merecida. Vale a pena ser vista:

Assistam a matéria no endereço de "O Provocador": http://blogs.r7.com/o-provocador/2009/11/26/o-milagre-de-cesar-tralli/

Como dá pra ver, a manipulação cometida por Tralli é grosseira. E, repito, criminosa. Uma vergonha.

Para atingir seus fins maquiavélicos, se ajoelha, lambe as botas de quem lhe paga o salário e transforma instituição de caridade em Igreja (qual seria, ó duvida?) e aparelho de TV de plasma em emissora de televisão (Qual? Qual? Me ajudem!).

Bater na Globo faz tempo é esporte nacional. Desde as Diretas Já o povo grita que não é bobo. Com a efetiva democratização deste país e a consequente (e ainda tímida) desconcentração de poder, a velha senhora do Jardim Botânico já não é mais a mesma. E tem que se expor, passar recibo, dar bandeira do quanto está preocupada em perder sua liderança outrora intocável.

Mas façam isso de forma leal. Se alguém aceita perder sua credibilidade, só podemos lamentar. Ninguém faz o serviço sujo e fica de mãos limpas.

Na minha opinião certas coisas vem do berço, aliás, como ensinou Dona Canô, mãe do Caetano Veloso, no episódio em que seu filho chamou o Presidente Lula de analfabeto e ela divulgou uma nota pedindo desculpas. Nesse caso ficamos torcendo para que os pais de Cesar Tralli tenham assistido a reportagem e em função disto tenham tomado alguma providência.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário