sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MESMO EM QUEDA NAS PESQUISAS SERRA NÃO DESISTE, CONTINUA CIRCULANDO EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO A ESPERA DE UMA CRISE MILAGROSA

Quem disse que José Serra jogou a toalha? Ainda não, José Serra esta em campanha para presidência, esta atrás dos pontos perdidos nas pesquisas desesperadamente. Recentemente esteve no Programa da Hebe Camargo e depois no Programa Todo Seu do Roni Von. Nas suas falas José Serra se comportou como bom moço, não atacou o Governo e se recusou a fazer comentários sobre o Presidente Lula.

Ontem apareceu de novo na TV no Programa da Luciana Gimenez, o Super Pop, que de Pop não tem nada, é um programa que vive as custas de mexericos sobre a vida de artistas, paparazos e baixarias. Estou falando do perfil do programa. De vez em quanto faz uma média com alguém ligado ao poder, ontem foi com Serra.

Pelo comportamento de Serra é possível perceber qual será a atitude de Serra até a definição dele próprio, se realmente irá disputar a Presidência da República ou não. Por hora Serra ainda não jogou a toalha e continua candidatíssimo. Sua estratégia é posar de bom moço, passar a imagem de que é um homem do bem, preocupado com as boas ações do dia a dia.

Ontem no Super Pop estava acompanhado de pacientes de uma entidade; a Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Serra circulava entre as pessoas atendidas pela entidade e também pelas que trabalham na entidade. Serra também apareceu em uma reportagem junto com a apresentadora do Som Pop na sede da entidade dando depoimentos de lição de vida.

Não o estou escrevendo estas palavras em tom de deboche como fizeram os apresentadores dos noticiários da Globo quando aconteceu o blecaute na semana passada, aliás, tem uma pessoa muito próxima a mim com AVC que não anda e não fala, sei o que isso representa para as pessoas e suas famílias que sofrem isso no dia a dia, por isso não estou nem expondo muitos detalhes sobre a entidade em questão, para mim ela foi apenas o pano de fundo no tour eleitoral de Serra.

Pelo comportamento de Serra nos últimos dias fica claro que ele tem esperança ainda de disputar a eleição presidencial com chance de ganhar. Serra deve saber que sua posição, pelo menos nesse momento está recuando nas pesquisas e que Dilma esta subindo, mas, para ele, inclusive devido a sua formação, não existe crise sem solução e por isso mesmo o que ele precisa é de um plano para tentar reverter a situação, afinal estamos a praticamente pouco menos de um ano da eleição presidencial e quem no final de 2007 apostaria na vitória de Barack Obama?

Serra, provavelmente recorreu às pesquisas qualitativas com grupos de eleitores por perfil de estratificação social para tentar entender essa queda que ele e seus assessores devem ter detectado antes dela se tornar pública. Provavelmente o diagnóstico da pesquisa qualitativa deve ter mostrado que a solução seria associar, tanto Dilma como Ciro, a comportamentos autoritários, arrogantes e desumanos e, nesse caso, o contra ponto a estas possíveis características negativas seria o do comportamento bondoso e preocupado com questões associadas ao humanismo. Atacar o Presidente Lula? Nem pensar.

Por isso mesmo Serra desfila por programas como de televisão posando de bom moço.

A pergunta que fica é a seguinte; Se Serra vai posar de bom moço durante toda campanha eleitoral do ano que vem, será que teremos uma campanha eleitoral monótona? Como será feita a tentativa de associar Dilma e Ciro a comportamentos desumanos?

Resposta: a campanha eleitoral, se Serra realmente levar o seu plano adiante, será uma das mais tensas do Brasil porque os ataques virão do PIG, principalmente da Globo, podem acreditar.

Aliás, enquanto eu estava digitando este texto, assistia o inicio do Jornal da Globo e ouvia o impagável Sardemberg dizer que a crise que estourou de ontem para hoje devido ao calote do Emirado Árabe Dubai certamente deverá atingir o Brasil de alguma forma.

Uma crise no sistema financeiro, fruto da ação de emires caloteiros e da ganância de celebridades e banqueiros? É tudo que Serra e seus sócios da Globo e do PIG precisam nesse momento.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário