sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CAETANO VELOSO REVELA A PIOR DE SUAS IDENTIDADES: A DO PRECONCEITO

Hoje logo de manhã quando li uma frase de Caetano Veloso, por alguns segundos não consegui acreditar que uma pessoa como ele tinha conseguido dizer isto: "Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro".
Durante todo dia pensei sobre o que deveria escrever sobre esta frase de Caetano Veloso, a primeira decisão foi separar o artista do cidadão Caetano.
Então vou falar apenas do cidadão Caetano que por ser o artísta que é tem sim uma responsabilidade com o que fala perante a opinião pública no Brasil.
Comentei com companheiros de trabalho sobre a frase e cito duas opiniões importantes de pessoas que acompanham Caetano a anos e que fizeram questão de falar sobre o assunto, são pessoas na faixa dos cinquenta aos sessenta anos que viveram toda a história do Brasil desde o regime militar até hoje. Curtiram o Caetano Veloso artista e por isso mesmo o depoimento deles para mim foi a palavra final sobre Cae.

Irene, companheira de trabalho, que curte as músicas de Caetano, quando perguntada sobre o que achou da frase de Caetano sobre o Presidente Lula, logo respondeu que para ela isto não era novidade, que ela se lembra que Caetano sempre foi um arrogante, que uma vez ela assistia uma entrevista dele e quando o reporter fez uma pergunta que Caetano não gostou, teve como respostas de Caetano, que ele (o reporter) era um burro que aquilo não era pergunta que se devia fazer. Notem que a Irene não guardou o tema da pergunta, o que ficou na memoria dela foi a agressividade e a arrogancia na resposta do Caetano Veloso. Para ela Caetano "se acha e inteligencia não é sinônimo de sabedoria e o presidente Lula é um sábio".
ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
Para Antônio outro companheiro de trabalho, que viveu a política dos anos sessenta até hoje, a atitude de Caetano também não é novidade. Antônio anfatizou para mim que Caetano Veloso sempre teve um bom relacionamento com as elites no Brasil, que sempre se deu bem com ACM, portanto para ele não foi novidade a fala de Caetano, apenas uma constatação. E Antonio completou a crítica a Caetano lembrando que o analfabeto nunca é culpado pela sua condição, ele é fruto de um meio produzido por uma situação histórica da educação em um país como o Brasil e isto obviamente é culpa das elites que governaram o país até 2002, dentre as quais podemos citar como parte ACM na Bahia, um dos estados com maior nível de analfabetismo no Brasil.

Dessa forma, completou Antônio, Lula se fez Presidente da República mesmo enfrentando todas as adversidades e Caetano, o que teria feito para chegar próximo a Lula? Nada. Por outro lado Gilberto Gil, da mesma geração de Caetano, obviamente que seria um excelente presidente, pela sua própria tragetória política.

Conclusão, mais uma vez não da para fugir do fato concreto de que Caetano Veloso é do PIG, ou melhor sempre foi e sempre será.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário