segunda-feira, 9 de novembro de 2009

AFINAL, QUAL A REAL IDENTIDADE DA OPOSIÇÃO BRASILEIRA? OS PARTIDOS POLÍTICOS (PSDB, DEM E OUTROS) OU O PIG?

Na medida em que vai ficando evidente que a margem de manobra da oposição, no sentido de impedir que o Governo Lula tenha condições de eleger o sucessor, ou melhor, sucessora, esta cada vez menor, o desespero toma conta nos setores oposicionistas mais inconformados com a perspectiva de derrota, são grupos que, por incrível que pareça, não estão só nos partidos políticos, estão também no PIG.
Esses setores oposicionistas, apesar de minoritários no âmbito da capacidade de ter suas propostas e ações políticas aprovados pela maioria da opinião pública, ainda representam significativa parte do poder econômico no Brasil com significativa inserção, principalmente nos meios de comunicação.
Nos últimos meses observamos uma série de tentativas desses meios de comunicação de tentarem através de noticiários e críticas de jornalistas e colunistas criar um clima desfavorável para os pré-candidatos a presidência que pertencem a partidos da base do Governo Lula. Essas tentativas vieram, principalmente, das Organizações Globo, que se comporta como um verdadeiro partido político e por isso mesmo é conhecida como principal membro do Partido da Imprensa Golpista, o PIG.

Dentre as principais ações do PIG podemos citar as pesquisas fajutas, com resultados baseados em amostragens com peso maior para grupos sociais propensos a serem cooptados pelo discurso da oposição, como é o caso do segmento dos eleitores com escolaridade á nível de curso superior.
No mesmo sentido das pesquisas “plantadas” foram criadas as CPIs da Petrobrás e do Movimento dos Sem Terra.
Importante lembrar também da tentativa do PIG de cooptar Ciro Gomes para o discurso oposicionista e dividir o bloco governista com uma candidatura tipo terceira via.

Em meio e este processo, a oposição de fato, no campo das forças políticas, demonstra suas fragilidades no campo institucional. Explico, como os números reais das pesquisas já indicam que o bloco das forças políticas governistas cresce na intenção de votos e que nem Jose Serra e muito menos Aécio Neves tem condições de fazer frente a esta situação, logo, a oposição entrou em estado de confusão e esta praticamente sem opção. Aécio pressiona por uma solução no sentido do PSDB ter seu candidato, que una a oposição o mais depressa que for possível, José Serra tenta ganhar tempo na esperança de que algum milagre conjuntural surja para ele como uma luz no fundo do túnel, ou melhor, e o que é mais certo, na possibilidade do segmento político que Serra representa perder a capacidade de formar uma hegemonia no campo oposicionista, Serra ao ganhar tempo estaria impedindo que outro setor no campo da oposição se consolide, caso ele não seja candidato à presidência, postergando o máximo possível a decisão sobre sua candidatura no sentido de diminuir as chances de outro candidato oposicionista, no caso Aécio.

Mas não é só isso, diante da possibilidade de um vazio de liderança na oposição no campo institucional da atuação dos partidos políticos, a oposição mais ferrenha ao Governo Lula, hoje é exercida pelo PIG e principalmente pelas Organizações Globo, possivelmente o segmento do poder econômico no Brasil mais temeroso em relação ao terceiro mandato para as forças políticas que compõem o Governo Lula. Maior prova do desespero da Globo é o fato de que os ataques ao Governo Lula comandados por seus “colonistas” não cessam em nenhum momento. E vale a pena lembrar que o desespero da Globo chegou até a sua concorrente mais direta a Rede Record, vítima recente de ataques da emissora da família Marinho.
Na realidade a Globo sabe que inevitavelmente chegará ao Brasil a onda de mudanças na legislação da telecomunicação, que já acontece na Argentina.

Conclusão. Como se não bastasse o fato de que a oposição no Brasil parece estar saindo das mãos dos partidos, como por exemplo, o PSDB e o DEM, e esta migrando para o PIG, que tem influencia direta no segmento oposicionista que apóia a candidatura oposicionista de José Serra, o mesmo PIG, caso José Serra, que historicamente não gosta de correr riscos, decida não ser candidato à presidência, esta chegando ao cúmulo do delírio político, ao tentar fazer renascer a figura do ex-presidente FHC como líder oposicionista capaz de unir o próprio PIG com o que restar do PSDB e do DEM e outros aliados, e ser ele o candidato à presidência da oposição.
Pensando bem, se Serra e Aécio já sabem que vão perder, até que seria “uma mão na roda” para eles essa candidatura do FHC. Por outro lado, o dilema continuaria para o PIG, afinal quem, mesmo hoje a menos de um ano da eleição presidencial, apostaria em um pangaré chamado FHC?

Nenhum comentário:

Postar um comentário