terça-feira, 6 de outubro de 2009

A POSSÍVEL CANDIDATURA DE CIRO GOMES AO GOVERNO DE SÃO PAULO É FUNDAMENTAL PARA A ESTRATÉGIA DO PRESIDENTE LULA

A possibilidade da candidatura do Deputado Federal Ciro Gomes ao Governo de São Paulo em 2010 é, na minha opinião, uma idéia brilhante, se for realmente do Presinte Lula é mais um motivo para o PT levar a sério.
Um dos principais problemas de uma candidatura de esquerda, que transite no campo da real social democracia e do trabalhismo em São Paulo é exatamente o conservadorismo que impera tanto nos grotões interioranos do estado quanto nos grandes centros urbanos.
Fatos históricos, como por exemplo, a ascensão de políticos como Jânio Quadros e Ademar de Barros, além da hegemonia política dp PSDB e do DEM (este na cidade de São Paulo) nos ultimos vinte anos, não acontecem por acaso. O perfil do eleitor paulista favorece esta situação.

Um candidato a governador de São Paulo para ter condições de disputar com reais chances de vitória precisa ter condições de penetrar nos grotões do conservadorismo no estado e quebrar a hegemonia ideológica atual de tucanos e demos, que conta com apoio da mídia paulista em peso.
Uma candidatura petista, mesmo sendo Marta Suplicy, que teoricamente teria melhores condições de disputar o voto conservador, poderia até chegar num segundo turno mas na hora da decisão não conseguiria a maioria necessária e isso ja foi comprovado na prática.

Ciro Gomes transita nesse conservadorismo naturalmente e também aglutina à esquerda, como candidato do PSB tendo um vice do PT aglutinaria lideranças que torcem o nariz para o PT, principalmente no interior de São Paulo.
Essa estória de que a eleição de uma bancada de deputados federais e estaduais do PT seria prejudicada não pode ser levada em conta nem ser usada como motivo para barrar uma coligação desse porte me São Paulo, mesmo que isso seja verdade só pelo que pode representar a eleição de um governador trabalhista em São Paulo, como afirmou Paulo Henrique Amorim, ja valeria a pena tentar. Mas também temos que levar em conta que o PT, em uma coligação como esta seria a principal sustentação dela e que a estratégia da eleição para deputados federais e estaduais poderia ser readaquada.
De todas as formas, o principal cabo eleitoral, tanto do PT quanto dos partidos governistas e até mesmo do Ciro Gomes e da Dilma Roussef será Presidente Lula, se os candidatos do PT a cargos loegislativos em São Paulo não conseguirem capitalizar em cima disso será por falta de competência deles e não porque candidato ao Governo de São Paulo será o Ciro Gomes.

Até Ciro Gomes transferir de fato seu título para o Estado de São Paulo a possibilidade de sua candidatura ao Governo de São Paulo ainda era uma hipótese muito pequena. Agora é real, assusta tanto tucanos e demos quanto petistas acomadados, como por exemplo a própria Marta. Quando Marta e outros petistas criticam a possibilidade de coligação com Ciro na cabeça esquecem que o Presidente Lula se optar por essa estratégia sérá porque entende que quando deixar a Presidencia da República terá que deixar o Brasil com todas as condições básicas e objetivas de seguir em frente com outras lideranças comprometidas com todas conquistas obtidas até agora. Diante dessa possivel nova situação enfraquecer tucanos e demos em São Paulo, que é atualmente o principal ponto de sustentação deles, talvez seja uma obrigação historica que exige uma coligação de forças políticas e o PT de Sao Paulo precisa ter a capacidade de entender essa situação para dar sua contribuição histórica. Não é Marta Suplicy?

Nenhum comentário:

Postar um comentário