terça-feira, 8 de setembro de 2009

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL PARA A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPOSRTE (CNT) FEITA PELA SENSUS PESQUISA E CONSULTORIA - PARTE I

Desde Fevereiro de 2005 a Confederação Nacional dos Transportes, a CNT, encomenda a Sensus Pesquisa e Consultoria pesquisas de avaliação do Governo Federal e também sobre a tendência do eleitorado em relação à sucessão presidencial. Hoje, dia 8 de Setembro foi divulgada mais uma pesquisa, nela a avaliação de Ótimo e Bom do Presidente Lula teria sofrido em queda de 69,8% em Maio para 65,4% em Setembro. O setor da mídia que faz oposição ao governo alardeou desde a divulgação da pesquisa, que o presidente sofreu queda de popularidade.
Na pesquisa do Data Folha, cuja metodologia questionei aqui ao provar que amostragem foi feita com mais pessoas com Curso Superior e Ensino Médio do que com Ensino Fundamental, divulgada no mês passado, a avaliação de Ótimo e Bom do Presidente Lula era de 67%, portanto dentro de uma margem de erro de dois pontos se comparada com o resultado de hoje do Sensus.

Verifiquei todos os itens do relatório da pesquisa do Sensus de hoje e constatei diferenças de dois a três pontos nas cotas por sexo, faixa etária escolaridade e também de áreas onde aconteceram as entrevistas da pesquisa nas regiões Sul, Sudoeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.
Constatei que pelo próprio relatório do Sensus que a metodologia de amostragem usada denominada pelo Sensus como PPT, Probabilidade Proporcional ao Tamanho, teve questionários aplicados em sorteios aleatórios dentro de áreas pré-determinadas, como por exemplo, as regiões do Brasil com características e estratificação social próprias.
É bom lembrar que o método probabilístico é o mais utilizado no planejamento de amostragem nas pesquisas nos EUA e que nas eleições americanas de 2004 as pesquisas de boca de urna, em vários estados americanos, apontavam a vitória do candidato John Kerry, porém quando os votos foram contados, naqueles estados, a vitória foi do presidente Bush. Posteriormente verificou-se que as amostragens probabilísticas usadas naquele momento não garantiam a segurança dos números, o próprio John Zogby, presidente e diretor executivo da Zogby International, uma das principais empresas de pesquisas dos EUA e que também divulgou os números errados em 2004 reconheceu o erro publicamente.

A pesquisa do Sensus foi feita com uma amostragem de 2.000 entrevistas em todo Brasil, este blog também já esclareceu que este número é muito pequeno para uma amostragem de pesquisa em todo teritório nacional, quanto menor a amostragem maior será a margem de erro. Isso acontece devido ao custo alto que teria uma amostragem de, por exemplo, 4.000 pessoas. As empresas que contratam as pesquisas e as que executam o trabalho precisam ter censo profissional e garantir pesquisas com resultados mais seguros se quiserem influir na política nacional, é bom lembrar que tanto a oposição quanto o governo tem conhecimento de outras pesquisas com amostragens maiores. Ninguém é bobo no Brasil de hoje e existem poucos espaços para blefes nesta área.

Também foram divulgados números para a corrida presidencial e os resultados também não foram muito diferentes, principalmente para os principais pré-candidatos a presidência da república, dos números divulgados pelo Data Folha em Agosto nas oito possibilidades levantadas pela pesquisa CNT Sensus:


Primeira lista: José Serra, 39,5%; Dilma Rousseff, 19,0%; Heloísa Helena, 9,7%; Marina Silva, 4,8%; sem candidato 27,2%.

Segunda lista: Dilma Rousseff, 23,3%; Aécio Neves, 16,8%; Heloísa Helena, 13,5%; Marina Silva, 8,1%; sem candidato 38,5%.

Terceira lista: José Serra, 42,2%; Heloísa Helena, 10,8%; Marina Silva, 7,4%; Antonio Palocci, 7,0%; sem candidato 32,8%.

Quarta lista: Aécio Neves, 18,0%; Heloísa Helena, 18,0%; Marina Silva, 9,8%; Antonio Palocci, 8,5%; sem candidato, 45,9%.

Quinta lista: José Serra, 40,5%; Heloísa Helena, 10,7%; Ciro Gomes, 8,7%; Marina Silva, 7,1%; sem candidato 33,1%.

Sexta lista: Aécio Neves, 17,6%; Heloísa Helena, 16,1%; Ciro Gomes, 12,0%; Marina Silva, 9,3%; sem candidato, 45,2%.

Sétima lista: José Serra, 40,1%; Dilma Rousseff, 19,9%; Marina Silva, 9,5%; sem candidato, 30,5%.

Oitava lista: Dilma Rousseff, 25,6%; Aécio Neves, 19,5%; Marina Silva, 11,2%; sem candidato, 43,9%.

A seguir no próximo texto editado será dado prosseguimento a analise sobre as metodologias usadas no planejamento das amostragens das pesquisas, abordando as Amostragens Probabilísticas, aliás, as mesmas da pesquisa analisada acima.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

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