quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A IMPORTANCIA DAS PESQUISAS NA INFORMAÇÃO E CONTRA INFORMAÇÃO NO JOGO POLÍTICO

Os sites noblat.com.br e paulohenriqueamorim.com.br são a síntese dos extremos da política brasileira no momento, sem querer entrar no juízo do posicionamento ideológico assumido por ambos, o que se constata é que os dois não são exatamente oposicionista ou governista, muito pelo contrário, Noblat é antigoverno, mas não totalmente a favor da oposição, Paulo Henrique Amorim é antioposição, principalmente DEM e PSDB, mas não é governista. Na realidade a maioria das noticias publicadas nos sites são parte de um jogo de informação e contra informação na atual conjuntura da política brasileira.

Nos dias 31 de Julho e 01 de Agosto ambos os sites publicaram notícias sobre três pesquisas de opinião com a tendência do eleitorado em relação às disputas políticas; no plano estadual em São Paulo e também no plano federal. Foram noticias as sobre pesquisas com a tendência do eleitorado.

No dia 31 de Julho o site noblat.com.br publicou dois pequenos textos, o primeiro intitulado “Números do Planalto” informou sobre pesquisas que indicavam a possível estagnação da pré candidatura da Ministra Dilma Russef e da necessidade de desistência da disputa presidencial do pré candidato Ciro Gomes diante da constatação de que 60% das intenções de voto do mesmo, nesse caso, migrariam para Dilma, elevando o patamar da pré candidata para a casa dos 30%. No outro texto intitulado “Os números da Oposição” o informe era de que em uma pesquisa do PSDB, encomendada ao Instituto Análises, a pré-candidatura da Ministra Dilma teria caído de 5 a 8 pontos na intenção de votos e que a popularidade do presidente Lula teria caído 3 pontos em média. No caso de Dilma a queda teria ocorrido em função de uma menor exposição na mídia e de Lula em função do apoio dado ao presidente do Senado José Sarney na recente crise do Senado.

No dia 01 de Agosto o site paulohenriqueamorim.com.br publicou informações de uma pesquisa de opinião anunciada no dia anterior, que indicava a excelente performance do Delegado Protogenes na corrida para o Senado em São Paulo, onde ele estaria na liderança, seguido de Mercadante e depois por Afif, Quércia, Tuma e Skaf. O site também informava que caso o delegado se candidate a Deputado Federal sua performance também seria muito boa porque ele poderia eleger mais dez deputados alem de si próprio. Alem de Protogenes também é citada a possível boa performance de Ciro Gomes para o Governo de São Paulo na mesma pesquisa.

Pois bem, analisando as notícias sobre as pesquisas no contesto temos que ter atenção especial para o fato de foram números sem a consistência de uma pesquisa publicada em seus detalhes. Na realidade as notícias sobre as pesquisas devem ser analisadas como parte do jogo de informação e contra informação entre governo e oposição; Protogenes, por exemplo, se não pode ser associado ao governo, jamais será associado a oposição do DEM e do PSDB, quanto a queda Lula e Dilma, os números divulgados estão dentro da possibilidade na margem de erro que varia historicamente dentre 2 e 4 pontos.

Na atual conjuntura tanto o governo quanto a oposição tem condições de contar com o que de melhor existe no Brasil em matéria de pesquisa de opinião, as opções incluem nada menos que o IBOPE de Montenegro e o Vox Populi de Marcos Coimbra só para começar. Com empresas com tal grau de prestigio fica difícil imaginar que governistas e oposicionistas não conheçam a verdade dos números.

Conclusão, a falta de seqüência e detalhes nas informações sobre as pesquisas nos dias posteriores a publicação indica, pelo menos até a postagem deste texto, que os interesses políticos que nortearam o vazamento das informações sobre as pesquisas, talvez tivessem limites, principalmente levando em consideração o fato de que, mais detalhes sobre os números poderiam ser úteis aos adversários.


Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário