sábado, 1 de agosto de 2009

VOLTANDO AO TRABALHO: PESQUISA DO IBOPE SOBRE A INTENÇÃO DE VOTOS PARA O GOVERNO DO PARANÁ MOSTRA QUE O ELEITORADO BRASILEIRO É PRAGMÁTICO

Os eleitores estão se tornando cada vez mais pragmáticos, já vai longe o tempo em que um boato, uma noticia ou uma reportagem, podiam, independente de ser verdade ou não, destruir uma carreira política ou determinar o resultado de uma eleição.
Maior exemplo disto esta em Curitiba, Paraná. Recentemente no Programa Fantástico da Rede Globo do dia 21 de Junho de 2009 foi apresentado uma reportagem sobre corrupção eleitoral envolvendo a campanha para a reeleição do Prefeito Beto Richa do PSDB. Na reportagem membros do PRTB, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, que nas eleições do ano passado eram adversários do prefeito e depois, durante a campanha eleitoral aderiram à candidatura de Richa foram filmados recebendo dinheiro, inclusive com o uso de recibos falsos.
O prefeito demitiu parte das pessoas envolvidas que faziam parte de seu governo.
Pelo censo comum, em um primeiro momento, Beto Richa estaria liquidado politicamente, mas pelo que se pode verificar na última pesquisa feita pelo IBOPE com eleitores somente de Curitiba, com o campo (entrevistas) realizado nos dias 16 e 18 de Julho de 2009, portanto quase um mês após o Programa Fantásticos que exibiu a reportagem ter ido ao ar, os resultados, muito pelo contrário, foram amplamente favoráveis ao prefeito, tanto na avaliação de sua gestão quanto na sua pretensão de se candidatar a governador do Paraná em 2010.
Beto Richa lidera a corrida ao Governo do Paraná em Curitiba com boa vantagem na pesquisa espontânea, onde esta frente com 21% das intenções de voto seguido de longe por Roberto Requião com 6% que é o atual governador que já foi reeleito e não pode se candidatar novamente, sendo que seus adversários diretos mais próximos são os irmãos senadores Álvaro e Osmar Dias, ambos com 3% de intenções de voto espontâneo. Quando a pesquisa foi feita de forma estimulada, Beto atingiu 63% das intenções de voto e o adversário que chegou mais perto foi Osmar Dias com 14% de intenções de votos estimulados.
E tem mais, 82% dos 805 entrevistados, a amostragem da pesquisa, responderam aprovar a gestão de Beto Richa frente à Prefeitura de Curitiba e só 15% responderam não aprovar.
Conclusão, se depender de Curitiba, Beto Richa tem todas condições básicas e objetivas para se tornar o próximo Governador do Paraná. Obviamente que fatores como o debate de idéias durante a campanha eleitoral e a influencia do voto das outras cidades do Paraná poderão decidir e mudar o rumo da disputa, porém, um fato está constatado e nada conseguiu tirar isso de Richa, pelo menos até o presente momento, seu prestigio e a confiança que conquistou junto ao eleitorado de Curitiba, cuja ampla maioria simplesmente ignorou a reportagem do Fantástico.
Isso deve ser motivo de reflexão para os políticos e pretensos formadores de opinião que imaginam que podem se dar bem lançando mão de acusações e ataques, independente de ser verdade ou não. No Brasil de hoje, depois de anos de governos incompetentes e de treze eleições e dois plebiscitos, realizados desde 1986, no regime democrático pleno, o eleitor brasileiro aprendeu a se comportar de forma pragmática colocando o interesse de suas necessidades mais urgentes em primeiro lugar em relação tradicionais as trocas de acusações que já fizeram parte do folclore da política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário