sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ANALISE DOS NÚMEROS DA PESQUISA PUBLICADA NO SITE DO JORNALISTA PAULO HENRIQUE AMORIM SOBRE A DENSIDADE ELEITORAL DO DELEGADO PROTOGENES EM SÃO PAULO

No ultimo dia 5 de agosto o site paulohenriqueamorim.com.br publicou mais detalhes sobre a informação de que o Delegado Protogenes tem uma boa densidade eleitoral no Estado de São Paulo, conforme este blog havia divulgado e analisado no dia 5 de Agosto. Faltavam detalhes desta pesquisa e ainda faltam detalhes das pesquisas citadas por Ricardo Noblat em seu blog.

De acordo com Paulo Henrique Amorim a pesquisa foi feita pela empresa Brasmarket entre 23 e 27 de Julho com 821 entrevistas em 23 municípios de São Paulo, sete na Grande São Paulo e na Capital. A margem de erro é de 4%. Para senador, Protógenes teria 17,5% contra 16,8% de Mercadante e 16,4% de Tuma. Na corrida presidencial ele seria o terceiro, com 7,5%, – teria mais votos que Ciro. Em primeiro viria Serra, com 30%, em segundo Dilma, com 16%. Para deputado federal, ele teria 28,6% dos votos e faria uma bancada de 11 deputados federais, independente do partido.

É necessário muito cuidado, não querendo questionar a empresa, principalmente com a amostragem. Um campo para todo Estado de São Paulo com apenas 821 entrevistas em 23 municípios é muito pequeno. O IBOPE quando divulgou a pesquisa, aliás, a primeira a ser analisada neste blog, sobre a tendência do eleitorado paulista para o Governo de São Paulo, realizada no final de Maio e inicio de Junho deste ano, entrevistou um total de 2002 pessoas em 143 municípios do Estado. Já é um problema sério planejar uma pesquisa para o Senado, tanto é que nas ultimas eleições, em 2002 e 2004, ninguém conseguiu prever dentro da margem de erro os resultados destas eleições, para deputado federal então é praticamente impossível.

Para disputas por cargos legislativos, deputados federais e estaduais, e vereadores, só se pode fazer uma pesquisa em uma região localizada, como por exemplo, um município ou um distrito para projetar possibilidades.

No caso da pesquisa da Brasmarket podemos afirmar que ela representa algumas regiões de São Paulo, com destaque para a Grande São Paulo, porque a amostragem e a pequena quantidade de municípios onde foram realizadas as entrevistas não permite que esta pesquisa seja válida para todo Estado. Se existe realmente uma forte densidade eleitoral do Delegado Protogenes, isto precisa ser confirmado em uma pesquisa com um campo, número de entrevistados, de no mínimo, duas mil entrevistas.

Para um trabalho como este é preciso um investimento maior.


Flavio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário