segunda-feira, 17 de agosto de 2009

AS PESQUISAS ELEITORAIS SÃO PARTE DAS ARTICULAÇÕES POLÍTICAS PARA A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2010 - Nº 2

No primeiro texto que postei neste blog com o título Pesquisa IBOPE para Governo de São Paulo de 03 de Junho de 2009, postado numa sexta feira, 13 de Julho de 2009, comentei que o IBOPE que realizou aquela pesquisa tinha cometido o erro de não criar uma ficha pizza só com o nome do candidato Ciro Gomes representando o bloco governista em contraposição ao bloco do PSDB, Maluf e outros. Na pesquisa divulgada ontem pelo DataFolha, dentre outra novidades que vamos abordar, esta o fato de que a intenção de votos para o Governo de São apresenta o seguinte quadro dentro das variações propostas:

Sendo candidato do PSDB e aliados Geraldo Alckmin, ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento do Estado, ele teria 43% das intenções de voto em cenário com a ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy como candidata petista, que aparece com 16%. Se o páreo for contra o deputado federal Ciro Gomes (PSB), Alckmin teria 46% das intenções e o deputado, 12%. Os resultados foram publicados na edição de hoje do jornal "Folha de S.Paulo".
Em cenário com o governador José Serra candidato pelo PSDB, os desempenhos de Marta e Ciro não são muito diferentes, de acordo com o Datafolha. A petista aparece com 17% das intenções de voto e o parlamentar do PSB, com 12%. O tucano teria, então, 36% e 38% das intenções, respectivamente. O melhor desempenho de Ciro Gomes aparece no levantamento com o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM) como candidato ao governo estadual: ele teria 18%. Nesta sondagem, Marta recebeu 20% das intenções de voto.
Na pesquisa com Alckmin e Ciro - nome preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para concorrer em São Paulo -, o deputado federal Paulo Maluf, do PP, aparece em terceiro lugar com 11% das intenções de voto, seguido por Soninha (PPS), com 5%. Em cenário com Marta no lugar de Ciro, Maluf teria 11% dos votos, a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) 7% e Soninha, 5%. De acordo com o instituto, a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Como se pode observar na pesquisa do DataFolha mesmo não colocando Ciro como única opção como candidato do bloco oposicionista no Estado de São Paulo, em uma das possibilidades, com Gilberto Kassab candidato, Ciro chega a 18%. Outra observação é a de que, hoje, Alkimin na casa dos 43% a 46%, seria melhor candidato ao Governo de São Paulo que o próprio Serra, hoje na casa dos 36% a 38%. Na pesquisa se constata que na opção da disputa com uma candidatura Gilberto Kassab a Governador, Ciro sobe proporcionalmente mais que Marta, isso mostra que ele penetra mais no eleitorado de centro do que Marta e este é, sem sombra de dúvidas, o fator que leva o Presidente Lula a sonhar com sua candidatura em São Paulo.

Outra constatação importante da pesquisa foi na sondagem para a eleição para presidência com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) sendo o preferido dos eleitores na disputa em 2010, de acordo com pesquisa Datafolha no jornal Folha de S.Paulo publicada no Domingo dia 16 de Agosto. Serra tem 37 por cento das intenções de voto, seguido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), tecnicamente empatados com respectivos 16 e 15%. Heloísa Helena (PSOL) aparece com 12 por cento, seguida pela senadora Marina Silva (PT-AC), com 3 por cento das intenções de voto.Todos esses números estão combinados com os de avaliação do Presidente Lula, publicados na mesma pesquisa onde se constata que ele mantém sua popularidade em alta. Segundo o instituto Datafolha, para 67% dos entrevistados, o governo é ótimo ou bom, variação dentro da margem de erro na comparação com a última pesquisa, feita em maio, quando Lula atingiu 69 por cento de aprovação. O governo do petista é regular na avaliação de 25 por cento dos brasileiros, ante 24 por cento na última pesquisa. Somente para 8 por cento, a administração de Lula é ruim ou péssima, contra 6% verificados no levantamento anterior.


Conclusão, o principal cabo eleitoral do Brasil ainda é o Presidente Lula, não importa os arranjos tentados pela oposição, pelo menos por enquanto com novas candidaturas ou alianças, até mesmo em São Paulo Lula dispões de várias possibilidades para intervir no quadro político, de Marta a Ciro Gomes e, porque não outros, como por exemplo o atual Prefeito de Campinas, Dr. Hélio.



Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário