quinta-feira, 20 de agosto de 2009

VOX POPULI E DATA FOLHA: PESQUISA CONTRADITÓRIAS

Apesar de estar muito atarefado, estou coordenando a pesquisa com os coletores de recicláveis e a organização do banco de dados para cadastrar os mesmos para a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, não posso deixar de alimentar o Blog, ainda mais em um momento decisivo como esse as vésperas do prazo para mudança de partidos, que apesar da legislação não estar mais tão permissiva com antes, ainda permite brechas que certamente serão aproveitadas, é o caso da senadora Marina Silva, por exemplo, que esta saindo do PT e indo para o PV.
Nesse momento diversas pesquisa foram divulgadas, principalmente do Data Folha e do Vox Populi, são dois dos mais importantes institutos de pesquisas na historia recente do Brasil, o Data Folha foi criado no fim do Regime Militar,depois da Campanha das Diretas Já nos aos 80, a idéia era ter um uma empresa de pesquisa que produzisse resultados confiáveis depois que o IBOPE ficou praticamente neutro naquele momento. O Vox tem uma história diferente, apareceu na mídia como empresa de pesquisa que monitorava os números para o então candidato a presidência Fernando Collor na primeira eleição presidencial depois do fim da Ditadura Militar em 1989. Depois da eleição e da cassação de Collor, o Vox e Marcos Coimbra (qua já confessei aqui é um dos meus gurus) seu criador, ficaram esquecidos, porem Marcos Coimbra sempre foi um dos melhores e mais competentes profissionais da área, seu resgate definitivo foi no cenário das eleições se deu em 2006 na eleição presidencial.
No Domingo dia 16 de Agosto, aliás, como já informamos neste blog no texto anterior, foram publicados números do Data Folha da corrida presidencial, com Serra com 37% das intenções de voto, seguido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), tecnicamente empatados com respectivos 16 e 15%. Heloísa Helena (PSOL) aparece com 12%, seguida pela senadora Marina Silva (PT-AC), com 3% das intenções de voto. As entrevistas desta pesquisa foram realizadas entre os dias 11 e 13 de Agosto de 2009 com 4.100 pessoas.
No dia 18 de Agosto agora, terça feira, o Jornal da Band, divulgou pesquisa realizada pelo Vox Populi com campo de entrevistas realizado entre os dias 31 de Julho e 4 de Agosto com números relativamente diferentes do Data Folha. Nessa pesquisa com quatro cenários para a disputa presidencial com intenção de votos estimulada temos o seguinte quadro:

Na primeira hipótese Serra teria 30%, Dilma 21%, Ciro 17% e Heloisa Helena 12%.

Na segunda hipótese sem Ciro Serra teria 36%, Dilma 24%, Heloisa Helena 16%.

Na terceira Hipótese com Aécio no lugar de Serra sem Ciro, Dilma teria 25%, Aécio 21% e Heloisa Helena 18%.

Na quarta hipótese com Ciro e Aécio, Dilma teria 21%, Ciro 20%, Aécio 17% e Heloisa helena 12%.

Nas pesquisas o Data Folha entrevistou 4.100 pessoas em todo Brasil e o Vox Populi entrevistou 2.000 pessoas, a diferença nos resultados é significativa. Ontem dia 19 nos sites Vi o Mundo do jornalista Luiz Carlos Azenha e do Jornalista Paulo Henrique Amorim foram feitos questionamentos em relação ao número de entrevistados por área no sentido de que o Data Folha teria entrevistado cotas maiores onde Jose Serra teria maior intenção de votos.
No dia 18 consegui acessar os relatórios da pesquisa do Data Folha com todos temas abordados em nove partes: Avaliação do Congresso Nacional, Avaliação do Presidente do Senado José Sarney, Avaliação do Presidente Lula, Avaliação dos efeitos da crise mundial perante a opinião pública, Avaliação dos efeitos das novas regras sobre os fretados na cidade de São Paulo, Avaliação da gestão do Prefeito Gilberto Kassab em São Paulo, Avaliação dos efeitos da Lei Anti Fumo no Estado de São Paulo, Intenção de Votos para Presidência da Republica e Intenção de votos para o Governo de São Paulo.

Diante da polêmica colocada a função deste Blog, que aliás foi criado para isso mesmo é buscar uma analise dos números comparando as cotas que estão publicadas nos relatórios que estão disponíveis para qualquer cidadão consultar no Site do data Folha com números de cotas de leitores disponíveis no site do TSE e também com números da densidade populacional do Brasil disponíveis no IBGE pelo sistema Estatcart, dessa forma poderei, junto com os que acessam meu Blog, ter uma idéia sobre o questionamento feito ao Data Folha.

Apesar de minhas tarefas diárias vou tentar editar esta analise junto com as analises mais detalhada dos relatórios dos itens pesquisados pelo Data Folha sobre o momento político do Brasil e outros temas até Domingo dia 22 de Agosto de 2009.

Finalmente, gostaria de comentar que a Band e o Vox Populi estão devendo a publicação do relatório completo das pesquisas publicadas, aliás, como fez o Data Folha. Até breve.


Flavio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário