domingo, 16 de agosto de 2009

AS PESQUISAS ELEITORAIS SÃO PARTE DAS ARTICULAÇÕES POLÍTICAS PARA A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2010 - Nº 1

A exemplo do que aconteceu no começo deste mês, mais uma vez o site de Ricardo Noblat da Globo.com divulga noticias sobre números de pesquisas, sem apresentar o relatório que deu origem a noticia, sobre a corrida presidencial, agora com a presença da senadora e ex ministra Marina Silva. Desde que Marina anunciou que foi convidada pelo PV, Partido Verde, para ser candidata a presidência no ano que vem, governistas e oposicionistas estão especulando sobre qual seria o peso da Senadora do Acre na disputa, como se comportaria o eleitorado diante da presença de uma candidata ambientalista de fato.
De acordo com pesquisa apresentada por Noblat e coordenada por Antonio Lavareda pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), Marina entraria na disputa direta com com Dilma em quatro possibilidades, perderia e empataria uma vez e ganharia em duas.

A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%. Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%).
A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma.

O problema é que esta pesquisa foi realizada por telefone e como este blog já demonstrou em publicação recente no texto
A PESQUISA DE AVALIAÇÃ DO SENADO publicado beste blog no dia 16 de Julho de 2009 a pesquisa por telefone não abrange a amostragem real necessária. Também é importante lembrar que o informe sobre a pesquisa não esclarece se a pesquisa foi espontânea ou estimulada, fala em fichas mas não esclarece definitivamente.
Os números divulgados estão mais próximos de uma pesquisa estimulada e ai a pergunta que se faz é a seguinte: Como estimular um eleitor por telefone sem a tradicional ficha múltipla em forma de pizza? O estimulo poderia ser feito com o entrevistador alternando o nome dos candidatos, no entanto é importante frisar que a ficha foi implantada para ser entregue ao entrevistado para forçar ele ler a mesma, que é um forma de pizza para não ter um em primeiro nome sempre na lista e induzir a escolha e, também para que o mesmo entrevistado tenha alguns segundos ou até mesmo minuto para ler a ficha refletir e fazer a escolha trazendo para aquele breve momento uma situação que geralmente dura meses até o desfecho do voto no dia da eleição. Trazer esta situação para uma conversa de minutos por telefone é muito complicado.

Por outro lado o mesmo blog de Ricardo Noblat divulgou pesquisa do Vox Populi para Presidência da Republica com eleitores do Rio Grande do Sul onde a ministra Dilma Russef teria 26% de intenções de votos e estaria na frente do Governador de São Paulo José Serra, com 25%, por 1 ponto. O Deputado Federal Ciro Gomes estaria com 16% e a ex-senadora Heloisa Helena com 10%.


Flavio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário