domingo, 26 de janeiro de 2014

TODO CUIDADO É POUCO NO SINISTRO UNIVERSO DE SEGUIDORES CRIADO PELO FACEBOOK, ONDE A QUALQUER MOMENTO UMA DENÚNCIA ANÔNIMA PODE TRANSFORMAR QUALQUER MEMBRO EM UM AUTOR DE SPAM OU "LIXO ELETRÔNICO" MESMO SEM ELE SABER.


Quando se tornou uma rede massificada o Facebook
se obrigou a ser democrático.


Minha experiencia com maior atividade no Facebook esta ensinando que todo cuidado é pouco porque você conhece pessoas mas não sabe exatamente o que se passa pela cabeça delas.

O Facebook é uma rede onde as pessoas se conhecem e se relacionam, tem de tudo e dos mais variados tipos de assuntos, de política a questão social até ponto de encontro de pessoas que ja são amigas ou que pretendem se tornar amigas.

Nesse universo as diferenças afloram e se transformam em disputas. Nas manifestações de Junho e Julho do ano passado descobri, em certos aspectos até mesmo para minha surpresa, que pessoas com as quais eu tinha algum tipo de relacionamento tinham uma visão política totalmente oposta da minha, alguns deles defenderam abertamente a volta do Regime Militar no Brasil e um deles me surpreendeu ao extremo ao colocar no Facebook uma foto de uma pessoa sendo torturada em um pau de arara onde defendeu a prática como solução para o Brasil e até me disse que queria ver eu logo também em um pau de arara.

Recentemente, a cerca de uns dez dias, todas as vezes que colocava em link deste blog com minhas análises sobre a conjuntura política do Brasil, com meu posicionamento político assumido publicamente sem mascaras, comecei a ser obrigado a colocar um código numeral. Em seguida seguidores amigos me avisaram que o Facebook estava colocando a seguinte mensagem sem que eu fosse avisado do que estava acontecendo:


Logo deduzi que isto era fruto de algum tipo de denuncia e que o Facebook estaria consultando a opinião de seus seguidores sobre meu link, mas nessa linguagem? Sinceramente isso é sim um tipo de assédio moral.

Ontem quando eu postei um link deste blog em um grupo cujo posicionamento político não era oposto ao meu recebi uma mensagem de que eles tinha feito uma denuncia de que meu link seria negativo. Porque fizeram isso se eu defendo boa parte do posicionamento político que eles defendem.

Ai sim minha ficha caiu, no Facebook o comportamento social se reproduz na mesma medida da brilhante observação do Profeta Jeremias quando escreveu: "Maldito o homem que confia no homem"....

Desabafos a parte, este texto é um alerta para todos que estão no Facebook, porque tanto a rede, no caso o próprio Facebook, quanto os seguidores da rede podem não ser tão amigos quanto parecem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário