sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CASO DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO SERVIDORES MUNICIPAIS EM SÃO PAULO É APENAS A PONTA DE ICEBERG DO JOGO DE INTERESSES QUE LEVA MUITOS A FAZEREM VISTAS GROSSAS PARA A CORRUPÇÃO POR EXPECTATIVAS MERAMENTE FISIOLÓGICAS.


As necessidades fisiológicas estão presentes
nas nossas origens.

A recente investigação que está acontecendo por iniciativa do Executivo Municipal contra a corrupção em um esquema servidores da Prefeitura de São Paulo que desviou recursos públicos de pelo menos R$ 200 milhões é um exemplo que deveria ser seguido em todo Brasil.

A corrupção no poder público é um processo que não tem partido político, esta presente na sociedade, qualquer individuo ou um grupo de pessoas associadas podem a qualquer momento, de acordo com suas maneiras de encarar o papel da ética no dia a dia, assumir a postura de se corromper diante de suas necessidades de conseguir recursos financeiros para melhorar suas condições de vida.


Entendo como melhoria das condições de vida para estas pessoas, nesse caso, o acesso a um padrão de vida compatível com pessoas pertencentes a classe média alta, ou seja o consumo de bens e serviços disponíveis a custos acima da média de consumo da maioria das pessoas.

Esse desejo incontido na maioria das pessoas esta presente no nosso dia a dia, a todo momento a muito tempo, o que muda á apenas o padrão dos produtos e serviços disponíveis. Eu mesmo sou do tempo em que o objeto do desejo dos jovens pobres das periferias era apenas um tênis de marca dentre outros.

A corrupção esta presente em praticamente todos setores da sociedade, não só no setor público, mas também na iniciativa privada. Quem nunca ouviu falar que existem compradores nas empresas que levam “por fora” dos fornecedores para comprar seus produtos ou serviços?

A diferença é que no poder público as coisas ficam cada vez mais graves porque os negócios realizados neste setor são cada vez mais vigiados e existe a disputa política que provoca a investigação constante por parte de quem esta na aposição contra quem estiver no poder, isso quando não acontece o chamado “fogo amigo” decorrente da disputa interna pelo poder.


Nesse cenário é que se encaixam os servidores públicos, felizmente uma minoria, que são cooptados para negócios escusos em troca de comissões e facilidades em verdadeiros esquemas que acabam tendo como beneficiados sempre autos dirigentes partidários e empresários que financiam campanhas eleitorais na expectativa de receberem facilidades futuras.

Isso tudo acontece no meio político sempre e infelizmente existem pessoas que pautam suas ações na política em função do beneficio que conseguem através da associação com ações criminosas, em muitos momentos fazendo vistas grossas atitudes éticas preferindo se associar a corrupção por interesses meramente fisiológicos e momentâneos.



BREVE: Este blogueiro vai contar a história de um processo de corrupção vivido por ele mesmo como um dos protagonistas na tentativa de fazer a coisa certa.


Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário