sábado, 22 de junho de 2013

A VIOLÊNCIA E A AGRESSIVIDADE DE UMA PARTE DOS MANIFESTANTES NOS ÚLTIMOS DIAS ME FIZERAM LEMBRAR DE UM CLÁSSICO DO CINEMA QUE ABORDA ESTE TEMA MUITO BEM: THE WARRIORS - "SELVAGENS DA NOITE" AQUI NO BRASIL...


O filme aborda a violência a partir da luta de gangs em Nova York. Hoje um amigo, o Tarcísio, me alertava que os atos de violência nas manifestações dos últimos dias por parte da juventude eram atitudes que refletem a disputa entre grupos de jovens pela hegemonia de fazer ações cada vez mais espetaculares entre eles como maneira de alto afirmação.

Logo me lembrei de minha infância nas ruas de um bairro periférico, o Jardim Garcia, aqui em Campinas, quando organizávamos times de futebol das ruas em que morávamos para jogos contra times de outras ruas, eram disputas que as vezes tinham algumas brigas mas geralmente eram pacíficas, pois éramos amigos de escola, mas existiam grupos mais agressivos.


Nossa sociedade sempre impõe as pessoas um clima de competitividade que se reflete no nosso dia a dia e acaba por influenciar nossas ações. É bem possível que a maioria dos que estamos chamando de vândalos hoje sejam jovens que apenas estejam querendo se reafirmar diante da multidão.


Obviamente que a marginalidade esta se aproveitando da situação, mas que os jovens que circulam pelas cidades sem eira nem beira, na maioria das vezes sem conhecimento de seus pais sobre o que realmente fazem, também estão querendo ser notados, isso é fato...


O filme The Warriors mostra uma noite do cotidiano desses jovens, assistir ele nos remeterá uma reflexão sobre a violência nas manifestações dos últimos dias...


Direto do wikipedia:

O filme The Warriors se passa em Nova Iorque num futuro próximo. A cidade está tomada pelas gangues adolescentes que guerreiam entre si e contra a polícia local. Cyrus, o líder da maior gangue da cidade, Gramercy Riffs, declara uma trégua e convoca uma reunião na intenção de unir todos na guerra contra a abusiva polícia. No entanto, durante o seu pronunciamento, ele é assassinado por Luther, líder da gangue Rogues. Um dos Warriors (Guerreiros), do distante bairro de Coney Island, testemunha seu ato e é visto por ele. Para se livrar, Luther imediatamente acusa do assassinato a gangue dos Warriors, fazendo com que os Riffs prontamente assassinem o líder Cleon. Os Riffs anunciam numa estação de rádio que querem todos os Warriors, vivos ou mortos.

Assim, começa a corrida dos Warriors pela noite, tentando chegar de comboio até seu território, lutando contra todas as demais gangues hostis e a polícia.

The Warriors (Os Selvagens da Noite (título no Brasil) ) é um filme estadunidense de 1979 do gênero ação, dirigido por Walter Hill e baseado em roteiro de Sol Yurick. A história é sobre uma gangue de adolescentes de Nova York que é perseguida após ser acusada injustamente do assassinato de Cyrus, o lider da maior gangue da cidade. Um jogo de videogame foi lançado em 2005 pela empresa Rockstar Games. A trilha sonora do filme foi lançada no mesmo ano e inclui canções de Barry De Vorzon, Desmond Child, Joe Walsh, entre outros. O filme ganhou status de cult e influênciou gírias, músicas e ganhou fãs no mundo inteiro, apesar de não ser um grande sucesso de bilheteria no lançamento. 


 Um trailer do filme que esta gratuito para que quiser baixar pelo Ares...




Se eu conseguir a versão completa e posto aqui, até agora não consegui no youtube...


Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário