sábado, 15 de janeiro de 2011

NOTICIÁRIO DA GLOBO E DO SBT SOBRE A TRAGÉDIA DAS CHUVAS NO RIO DE JANEIRO É TÉTRICO

Comunidades constituídas em áreas de riscos.
Quem são os culpados?
Nós os seres humanos a partir dos políticos locais.

Assisti os telejornais da noite, queria analisar as noticias sobre a terrível tragédia provocada pelas chuvas em cidades do Rio de Janeiro. Me chamou atenção em especial a linha de como colocar as informações para quem assiste os tejornais da Globo e do SBT, principalmente da Globo.

Indiscutivelmente, o maior tempo do noticiário sobre a tragédia nestas emissoras foi sobre os mais de 600 mortos; parentes próximos entrevistados, corpos colocados em caminhões frigoríficos, cenas de enterros, parentes de outras cidades e regiões do Brasil se preocupando com o fato de se seus  próximos que moram nas cidades cariocas da tragédia estariam ou não entre os mortos, enfim a morte presente o tempo todo.

O SBT exagerou ao máximo e mostrou uma cena com uma pilha de caixões de defunto.

Curiosamente quase nenhuma reportagem com enfoque nos verdadeiros culpados, nós os seres humanos, aliás em todos as circunstâncias combinadas, principalmente se analisarmos a partir do poder público omisso comandado por políticos que priorizam sempre os dividendos eleitorais de suas ações em detrimento a racionalidade que deveria ser o principal parâmetro para a gestão destas cidades, que nasceram e cresceram nestas áreas de risco.

Mas para a Globo e o PIG o que vale não é isso, o que vale é aproveitar a tragédia no máximo de seu lado mais negativo, ou seja, aterrorizar as pessoas com o lado tétrico para provocar terror nelas e força-las, mesmo que momentaneamente a se distanciar do mínimo de racionalidade que todos nós deveríamos ter diante desta adversidade.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

3 comentários:

  1. VEJA não dá uma palavra sobre enchente em São Paulo. E acha que Alkimin é herói porque chamou a atenção do seu cunhado publicamente. Agora ele é o pilar da Honestidade
    http://todeolhomalandragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Grande observação, gostei da postagem e concordo contigo, agradeço nesta oportunidade por ser seguidor de nosso bloguinho.
    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário é uma constante em todos os blogs que visito. O PIG não perde por esperar. Não é sem motivo que o PIG está perdendo audiência.
    Só quem absorve estas conversas fiadas é a nossa elite. E por falar nela, conheça nossa elite ovo podre e veja como ela se diverte.
    A nossa elite, neste caso, carioca, gosta de se divertir jogando ovo e outros utensílios pela janela.
    http://todeolhomalandragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir