terça-feira, 13 de julho de 2010

MORTE POR APEDREJAMENTO AINDA EXISTE: RECEBI ESTE E MAIL E FIQUEI ESTARRECIDO, LEMBREI DE ELIZA SAMUDIO E MÉRCIA NAKASHIMA


Recebi a pouco o e mail que segue abaixo, com todo respeito ao Islã, aliás tenho uma cópia do Alcorão e sempre leio algumas partes, também mantenho meu respeito ao povo do Irã, mas não posso concordar com apedrejamento, sei que aqui no Brasil as mulheres são vítimas da violência, nos ultimos dias a todo momento a mídia lembra das terriveis mortes de Eliza Samudio e da advogada Mércia Nakashima por homens transtornados e irracionais, por isso mesmo diante de um fato terrível como este do apedrejamento não podia ficar sem postar nada.

Texto de email que recebi:

Sakineh Mohammadi Ashtiani


Caros amigos

Graças a protestos globais a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani acabou de escapar da morte por apedrejamento.

Ela ainda poderá ser enforcada, mas a execução por apedrejamento continua. Agora mesmo outras 15 pessoas estão no corredor da morte aguardando serem apedrejados, onde as pessoas são enterradas até o pescoço e pedras enormes são jogadas nas suas cabeças.

O perdão parcial a Sakineh, fruto dos esforços dos seus filhos em gerar uma pressão internacional, mostrou que se nós nos unirmos manifestando o nosso horror, nós poderemos salvar a vida dela e acabar com o apedrejamento de uma vez por todas. Assine a petição urgente agora e depois envie para todos que você conhece -- vamos acabar com estas execuções crueis agora!

http://www.avaaz.org/po/stop_stoning/?vl

Sakineh foi condenada por adultério, assim como as outras 12 mulheres e um homen, que aguardam o apedrejamento. Mas os seus filhos e um advogado diz que ela é inocente e que ela não teve um julgamento justo, dizendo que a sua confissão foi forçada e como ela só fala azerbaijano, ela não entendeu o que estavam perguntando no tribunal.

Apesar do Irã assinar a convenção da ONU que requere que a pena de morte seja usada somente para os “crimes mais sérios” e apesar do parlamento iraniano passar a lei banindo o apedrejamento ano passado, o apedrejamento por adultério continua.

Os advogados de Sakineh dizem que o governo iraniano “está com medo da reação pública no Irã e da atenção internacional” para acabar com o apedrejamento. E depois dos Ministros da Turquia e do Reino Unido se declararem contra a sentença de Sakineh, ela foi suspensa.

Os corajosos filhos de Sakineh estão liderando uma campanha internacional para salvar a sua mãe e acabar com o apedrejamento. Uma comoção internacional agora pode acabar com esta punição terrível. Vamos nos unir hoje ao redor do mundo para acabar com esta brutalidade.

A campanha em defesa de Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma sofrida mulher cidadã iraniana é a mesma contra os crimes que mataram Eliza Samudio e a advogada Mércia Nakashima, vivemos em uma sociedade machista, em qualquer lugar do mundo existem pessoas com o goleiro Bruno, seus comparsas e o policial aposentado Mizael Bispo de Souza, temos obrigação de ficar atentos e denunciar com veemência qualquer tipo de violência.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário