segunda-feira, 26 de julho de 2010

DIFERENÇAS DE RESULTADOS NAS PESQUISAS PARA A CORRIDA PRESIDENCIAL ENTRE O VOX POPULI E O DATAFOLHA NO ÚLTIMO FINAL SEMANA SÃO MUITO GRAVES

Mídia como um todo, exceto nós os blogueiros, não dá a devida importância para as discrepâncias das pesquisas na corrida presidencial.

A divulgação neste ultimo final de semana de duas pesquisas de intenção de votos completamente diferentes em relação aos dois candidatos que estão em primeiro e segundo lugares nas intenções de votos estimuladas é um fato gravíssimo para a democracia brasileira, principalmente porque demonstra que existe uma manipulação deliberada em uma destas pesquisas no sentido de favorecer um dos candidatos, tal manipulação em um momento como este em outras eleições passadas poderia até determinar a vitória de um candidato a Presidência da República. Felizmente, hoje, o eleitorado brasileiro já acumula a experiência de quase três décadas de democracia plena, tendo votado em cinco eleições diretas para presidência, portanto é composto de uma maioria praticamente imune às tentativas do PIG de manipular a opinião pública com pesquisas falsas.

De acordo com o Vox Populi teríamos Dilma com 41% de intenções de votos espontâneas e Serra com 33% em uma diferença de oito pontos, já o Datafolha apresenta liderança Serra com 37% e Dilma com 36% de intenções de votos estimuladas. Curiosamente em relação à candidata Marina Silva no Vox Populi ela está com 8% e no Datafolha com 10%. Pensem bem, se o Vox Populi entrevistou 3.000 pessoas em todo Brasil e o Datafolha entrevistou mais de 10.000 em todo Brasil e temos uma discrepância grande nos números entre os dois institutos de pesquisa nos candidatos colocados em primeiro e segundo lugares, isto poderia ser explicado pela diferença no tamanho das amostragens, porém, quando constatamos que os números da candidata que está colocada em terceiro lugar nas intenções de votos estimulados nas duas pesquisas tem diferença menor entre os dois institutos de pesquisa, de apenas dois pontos, e estão bem próximos, percebemos que a amostragem não influência diretamente na diferença entre os dois institutos.

Então um dos institutos, o Vox Populi ou o Datafolha está manipulando os resultados de maneira descarada para favorecer um dos candidatos.

Tanto um como outro esta colocando em jogo a reputação profissional porque quem errar e isto ficará comprovado no próximo dia 3 de Outubro, irremediavelmente deveria ficar desmoralizado perante a opinião pública do eleitorado e principalmente perante os empresário(a)s que investem milhões de reais em pesquisas de mercado, que obviamente são clientes do Vox Populi e também do Datafolha.
Isto é o que deveria acontecer em um país que tivesse uma mídia séria que diante de uma situação como esta deveria debater o assunto profundamente perante a opinião pública no sentido de esclarecer os eleitores sobre o que estaria acontecendo com as pesquisas eleitorais do Vox Populi, Datafolha e também do IBOPE, mas, não é isto que observamos, muito pelo contrário, para o PIG e até outros meios de comunicação não comprometidos quanto o PIG com a candidatura Serra, este assunto esta passando “desapercebido”.

Em um artigo anterior constatei aqui que o Senador Aloísio Mercadante disse com muita clareza que a mídia paulista não está dando o devido espaço para o debate para a sucessão em São Paulo como já acontece a alguns meses com a sucessão presidencial. O PIG de São Paulo age desta forma para manter as coisas como estão, com Mercadante menos conhecido do que Alkimin, que tem mais espaços no próprio PIG, como forma de que as propostas de Mercadante não sejam confrontadas com as do candidato tucano até o inicio da campanha eleitoral na televisão.

Quando fazemos vistas grossas para o fato de que está acontecendo uma manipulação nas pesquisas eleitorais para Presidência da Republica e isto pode estar reproduzindo uma situação de ausência de debate sobre este importante assunto, estamos agindo exatamente igual ao PIG aqui em São Paulo em relação à disputa paulista.

Há três meses participei de uma reunião com diversos coordenadores de pesquisas em um trabalho onde um serviço de pesquisa em todo Estado de São Paulo foi terceirizado, conversei com donos de empresas de pesquisa e para a minha decepção não encontrei nenhum que questionasse para valer os erros comprovados do Datafolha e do IBOPE, fui afundo no questionamento em relação ao erro do Montenegro do IBOPE sobre o desempenho de Dilma Roussef, que o diretor do IBOPE afirmou claramente que a candidata não cresceria nas pesquisa, para minha surpresa percebi que a maioria destes donos de empresas de pesquisa parecia torcer para que Montenegro estivesse certo, e no caso como estava claro que o diretor do IBOPE tinha errado em sua previsão, os donos de empresas de pesquisa (de pequeno porte) simplesmente se negaram a debater o assunto, alguns inclusive me deram as costas e nem olharam mais para minha cara.

Conclui então que este método da manipulação pode ser um lugar como dominante em significativa parte dos profissionais de pesquisa, que tristeza.

Para encerrar pergunto: Se for verdade mesmo que temos uma situação como esta neste importante mercado das pesquisas isto deve ser muito triste, principalmente para alguns empresários que devem ter perdido bons negócios devido a manipulações de números com pesquisas de mercado.

Obs: Gostaria de reafirmar o que já declarei aqui, que s considero Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, um dos meus gurus.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá Amigo(a)!

    Sou do interior da bahia, fiz esse jingle
    pra companheira Dilma, agora tenho que divulgar
    pra ver se chega até ela!

    por favor escute ai... e me ajude ai!

    foi publicado nesse blog aqui.

    http://www.participabr.com.br/noticias/entry/na-boca-do-povo/

    Publique ai no seu blog tambem! pra ver se chega na companheira!


    obrigado!

    (77) 9929 1348 (77) 9129 1651

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  2. Pobre PT partido tão fraco, composto por gente boba, honesta, idealista e contra os banqueiros e empresários, eles ganharam tão pouco com o Lula né rsss
    Para com essa conversa, isso era o papo do finado Brizola logo após a Ditadura, tinha até razão, mas hoje PT e PSDB é a memsa coisa ou quase a única diferença entre Seera e Dilma é a falta de preparo da Dilma que vai ser comandada pelo General José Diceu e sua turma e o melhor preparo do Serra, porém, com sua eterna chatice e caturrice.
    Vamos parar com essa falácia do Pt de esquerda x direita de fizemos tanto e els afundaram o brasil
    Isso é conversa o modelo de neoliberalismo que eles odiavam, foi implementado pelo FHC e continuado pelo Lula.

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