quinta-feira, 29 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010 NA BAND ONTEM À NOITE: MITRE E EDUARDO OINEGUE FIZERAM DE TUDO PARA TENTAR FAZER MARCOS COIMBRA NÃO FALAR A VERDADE E NÃO CONSEGUIRAM

Mauro Paulino do Datafolha literalmente “fugiu do pau e tremeu o queixinho”

Assisti ontem o Programa Band Eleições 2010, o principal tema debatido foi exatamente a diferença de resultados entre as pesquisas divulgadas pelo Vox Populi e pelo Datafolha e IBOPE, a principio, em um primeiro momento, o correto é que fosse feito um debate sobre a metodologia utilizada pelos institutos de pesquisa que tem propiciado diferentes resultados, mas não foi este o propósito abordado no programa, o que ficou claro foi que a Band se propôs mesmo é se justificar perante a elite que sempre governou o Brasil até 2002 e seus colegas do PIG.

Como todos sabemos a Band voltou a transmitir jogos de futebol pela televisão, principalmente na última Copa do Mundo na África do Sul de comum acordo com a Rede Globo, que tinha monopólio destas transmissões.Em relação à questão política a Band deve estar em uma verdadeira “sinuca de bico” com a Globo e o PIG, por isso precisava fazer um “jogo de cena” igual ao que fez ontem à noite.

O que se percebeu de maneira bem clara foi um esforço da equipe de jornalismo da Band no sentido de tentar explicar que, apesar dos números incontestáveis do Vox Populi, Serra não estaria caindo nas pesquisas, segundo palavras do próprio Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band e não foi só isso, Eduardo Oinegue do portal IG, que participava do Programa Band Eleições 2010 chegou a ponto de dizer que pediu um estudo para o Vox Populi no sentido de que fosse feita uma análise do método de amostragem do Vox que tivesse de acordo com a amostragem do Datafolha, um assunto que foi esclarecido por Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, que de forma polida e educada explicou que o Vox Populi desde de quando começou a fazer pesquisa, entrevista as pessoas em seus domicílios em setores censitários (do IBGE) com características próprias de população (por sexo, faixa etária, escolaridade e renda familiar), explicou também que o Datafolha usa a metodologia de entrevistar as pessoas em fluxos, lembrou que isto pode ser feito com maior facilidade nos municípios de grande porte ao contrário dos municípios menores, porém deixou bem claro que as entrevistas nos domicílios são as únicas que permitem a checagem das respostas, ainda mais, em equipes de mais de cem entrevistadores onde podem acontecer falsificações de questionários, pois checagem dos questionários poderá ser feita com segurança somente com o conhecimento exato dos locais onde foram feitas às entrevistas.
Quanto ao Datafolha, Marcos Coimbra salientou que não conhece os métodos do instituto, que gostaria de saber como é feita a checagem da autenticidade das entrevistas das pessoas que são entrevistadas nas ruas e que não tem telefone para contato.

Na seqüência do programa Fábio Panúzzio destacou que tinha entrevistado Mauro Paulino, diretor do Datafolha sobre a metodologia usada, para minha surpresa Paulino só disse que cada pesquisador tem uma cota de pessoas a serem entrevistadas por sexo, faixa etária e escolaridade e que são feitos sorteios de cidades, bairros e até setores censitários onde deverão ser feitas as entrevistas, nesse ponto a fala de Paulino foi cortada e apareceu um comentário dele sobre a importância das pesquisas no cenário da disputa eleitoral. Lamentável.

Quando a entrevista retornou a Marcos Coimbra, Fernando Mitre, depois de ter tentado durante toda entrevista forçar Marcos Coimbra a admitir que Dilma e Serra estão empatados em um quadro em que não existiria diferenças acima da margem de erro entre o Vox Populi e o Datafolha, o que, aliás, Marcos Coimbra não endossou em nenhum momento, voltou a perguntar a Coimbra se pelas pesquisas disponíveis, a leitura dele, Fernando Mitre, de que a disputa presidencial está mais ou menos empatada, podia ser considerada correta. Marcos Coimbra respondeu, de forma bem objetiva: “Olha sinceramente NÃO Mitre. O que faz sentido dizer é que de maio para cá a eleição ficou mais ou menos parada, o Serra parou de cair, caiu um pouquinho, se a gente comparar com janeiro e fevereiro, ele certamente caiu. A Dilma certamente cresceu de janeiro a maio. A pergunta é onde esta tendência os levou? Se a um empate aritmético como a recente pesquisa do Datafolha, que já é o terceiro que eles publicam, ou a uma pequena vantagem da Dilma, que já estaria acima da margem de erro que é o que os nossos (Vox Populi) dados apontam".

Conclusão é obvio que existem diferenças entre os resultados do Vox Populi e do Datafolha, a obrigação de explicar de forma bem clara e objetiva a metodologia usada foi cumprida somente por Marcos Coimbra, Mauro Paulina não falou nada, de forma descarada só enrolou.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

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