sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ENCURRALADOS: Tucanos e Demos estão sem saída.....

A situação da oposição, com a queda da intenção de votos estimulados nas últimas pesquisas divulgadas em relação ao seu principal candidato a Presidência da República, o atual Governador de São Paulo José Serra, já não era das melhores, agora com a divulgação do escândalo envolvendo o Governador Arruda, do Distrito Federal, que é do DEM, partido que é o principal aliado do PSDB, as coisas complicaram ainda mais.

Desde o início de 2009, quando ficou claro que a popularidade do Presidente Lula, mesmo no momento mais agudo da crise financeira mundial que durou até a metade deste ano, não cairia como desejava e deseja até hoje a oposição, observamos várias tentativas de manipular a opinião pública no sentido de tentar convencer os eleitores que a popularidade do presidente dificilmente seria transferida para a candidatura que ele venha apoiar.

Todas tentativas foram articuladas pela oposição com ajuda do PIG (Partido da Imprensa Golpista), principalmente as Organizações Globo com ajuda do IBOPE.

Há meses Montenegro, principal executivo do IBOPE divulgou a tese de que o Presidente Lula não deverá conseguir transferir sua considerável popularidade para sua candidata preferida a Ministra Dilma Roussef.

Pesquisas divulgadas, realizadas pelo IBOPE sempre apresentaram os números mais altos em relação à Jose Serra e mais baixos em relação a Dilma Roussef, esta sempre, segundo o IBOPE, muito próxima de Ciro Gomes.

Sempre que foi possível, até o presente momento a Globo, o Estadão e a Folha de São Paulo, procuram denegrir a imagem do Governo Lula, até mesmo com ataques pessoais a figura do presidente, como foi o caso da Folha ao publicar o artigo de César Benjamin nos últimos dias.

Outra tentativa feita pela oposição e seus aliados do PIG foi a de tentar cooptar o Deputado Federal Ciro Gomes, também bem situado nas intenções de voto estimuladas das pesquisas, para o campo político contrário à base de sustentação do Governo Lula. Apesar do canto da seria, Ciro se mantém leal, principalmente ao Presidente Lula.

Diante dos seguidos fracassos em tentar conquistar a opinião pública para a sua causa, a oposição vê, cada dia mais, sua margem de manobra reduzida. Alguns de seus apoiadores, principalmente no PIG, como, por exemplo, a Folha de São Paulo, já estão perdendo a cabeça e “metendo os pés pelas mãos”.

Uma última tentativa da oposição seria jogar com Aécio Neves lançado ele candidato à presidência o mais rápido possível para que o debate possa ser antecipado e ai, talvez, com a exposição de idéias, apareçam novos espaços para a oposição. O problema é que esta alternativa esbarra na feroz resistência do grupo de Serra (que tem a preferência do PIG), que não aceita entregar a hegemonia para Aécio, mesmo que momentaneamente, pois, prefere ver Dilma na presidência por mais quatro anos a ter que engolir Aécio.

Diante dos fatos colocados à situação da oposição, pelo menos neste momento é a de encurralada, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.......

Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário