quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NÚMEROS DA PESQUISA VOX POPULI/BAND QUE DESMASCARARAM A FARSA DAS PESQUISAS DO PIG DEVEM LEVAR A OPOSIÇÃO AO DESESPERO

A pesquisa do Vox Populi/Band divulgada ontem, dia 10 de Novembro é extremamente esclarecedora sobre questões que levantei aqui desde de que iniciei o blog.
Vamos as questões:

Sempre questionei as amostragens do IBOPE e também do Sensus porque sei muito bem e de cor e salteado que o ensino superior no Brasil até 2002, principalmente nas universidades do governo (federais e estaduais) e também particulares sempre teve seu acesso direcionado para as camadas da população com maior poder aquisitivo. As novas políticas educacionais que estão abrindo as portas do ensino superior para as classes C, D e E e a ascensão social que acontece no Brasil no Governo Lula já produzem uma nova realidade na escolaridade do eleitor brasileiro, mas estamos em transição e os números referentes a parcela do eleitorado brasileiro que chegou até o ensino superior ainda representam a média entre a realidade do passado que ainda predomina e a nova situação. Dessa forma, de acordo com os números atuais referentes a escolaridade do eleitor brasileiro, que inclusive podem ser conferidos do site do TSE http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/distr_instr_blank.htm, qualquer super dimensionamento em uma amostragem de uma pesquisa eleitoral com a cota por escolaridade com ensino superior acima da média reflete no resultado de uma pesquisa em variáveis de 3 a 5 pontos para determinado candidato. Quando temos números entre 13% e 19%, cinco pontos a menos nos 19% se transformam em 14% e cinco pontos a mais em 13% se transformam em 18% e, ai está feito o resultado, basta manipular a amostragem.

Outro aspecto importante é sobre a questão da rejeição, concordo plenamente com o método do Vox Populi, eu mesmo que sou profissional de pesquisa de opinião e mercado já constatei na prática que existe uma parcela de eleitores que respondem sempre não ter nada contra nenhum dos candidatos. Essa parcela oscila sempre entre 30% e 40%. Para que exista um índice acima de 30% de rejeição é necessário que o candidato tenha feito muitas coisas ruins.
Esta questão da rejeição metodologicamente tem que ser verificada por perguntas estimuladas por fichas em forma de pizza com o nome de todos candidatos e a opção do eleitor entrevistado não rejeitar nenhum candidato. A rejeição sempre é exposta combinada com uma indignação em relação a atos de conduta de algum candidato. Que eu saiba, pode existir descontentamento em relação a Jose Serra, Dilma, Ciro, Marina e Heloisa, agora indignação não, isto é para coisas muito graves, que a maioria da população não tem conhecimento.
Os números do Vox mostram que a rejeição de Aécio é de 5%, Ciro tem 8%, Heloisa Helena tem 10%, Serra e Marina tem 11% e Dilma Roussef tem 12% de rejeição. Somando a rejeição de todos candidatos temos 57%, ora na escala de 100% ficam faltando 43%, que representam os eleitores que não tem rejeição contra nenhum candidato e que não responderam a pergunta do Vox Populi. Conclusão, a pesquisa do Vox Populi é uma ducha de água fria na oposição, que já defendi aqui a tese, não se manifesta no processo político brasileiro somente através dos partidos, se manifesta também por órgãos de comunicação, como por exemplo, a Rede Globo de Televisão, a que atua da maneira mais descarada fazendo política veladamente contra o Governo Lula.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário