sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O ÓDIO DOS MARINHOS AO GOVERNO LULA ESTÁ LEVANDO A GLOBO A SE COMPORTAR DE FORMA IRRACIONAL

Eu já estava preocupado com a possível falta de assunto pra escrever no blog. Há dias as pesquisas, ou melhor, os blefes do PIG desapareceram depois do fiasco IBOPE / Ronaldo César Coelho. Quando quase a meia noite do ainda 29 de Outubro começou o Jornal da Globo, com o resumo da ópera de como o PIG age na mídia brasileira no dia a dia.

Logo de cara, na carona da noticia de que a economia dos EUA esta reagindo e o crescimento esta voltando por lá, eis que surge Carlos Alberto Sardenberg para cumprir seu papel diário e seguir o script: os gastos do governo no Brasil não param de crescer e isto será uma armadilha para o próximo presidente.

Segue o Jornal da Globo. Processos no lixo no Estado de Alagoas. A entrada da Venezuela no Mercosul, apesar do Brasil ter negócios importantes com o mercado venezuelano, Chaves é um desagregador. E quando ele for o presidente de plantão do Mercosul na rotatividade? Ai entra Arnaldo Jabor e de cara diz que o Mercosul é uma droga que só atrapalhou o comercio do Brasil com o resto do mundo e que o Chaves vai usar o Brasil para seus propósitos. Chega, não preciso escrever mais nada, para encerrar Jabor ainda citou Nelson Rodrigues, ao dizer que vamos chorara lagrimas de esguicho. Alívio, finalmente os comerciais.

Futebol, o Fluminense ganha uma e não sai do vigésimo, o Palmeiras é líder. Nada de importante, por enquanto, no Jornal da Globo.
A entrada de Bruno Senna na Fórmula 1, o filme com tema capoeira, o Besouro e, de repente termina o Jornal da Globo. Espera ai, nenhuma palavra sobre a presença do Presidente Lula em São Paulo na Expocatadores? Nem sobre o fato dos golpistas de Honduras terem aceitado que o Congresso do país restitua Zelaya ao poder?

O Jornal da Globo esta se transformando no jornal do “nada a declarar”, como já dizia Armando Falcão no auge da Ditadura Militar.

Vou ao Jornal da Band, o assunto é a manutenção do IPI reduzido, na Band com fala do Ministro Mantega, depois a entrada da Venezuela no Mercosul e a ênfase foi a de que a própria oposição na Venezuela defende a entrada do país no Mercosul porque Chaves será obrigado a assinar tratados de comprometimento com regras democráticas das quais se esquiva no momento.

Depois, a cobertura da visita do Presidente Lula em São Paulo e o discurso na Expocatadores, onde o presidente se dirigiu especialmente para os jornalistas, principalmente do PIG, discursou Lula: “Esquece a pauta de seus editores e escuta essas pessoas que estão aqui. Vocês vão compreender porque a figura do chamado formador de opinião pública que antes decidia as coisas neste país, já não decide mais. É porque esse povo já não quer mais intermediários. Esse povo tem pensamento próprio. Anda pelas suas pernas, trabalha pelos seus braços, enxerga pelos seus olhos e fala pela sua boca.”
Também não faltou espaço para a disputa interna no PSDB entre Serra e Aécio pela candidatura a presidência.
Espaço ainda para Situação em Honduras com o recuo dos golpistas.
Noticias sobre as reformas do Senado com a demissão de João Carlos Zogbi, ex diretor do Senado acusado de irregularidades.

Apesar dos exageros ideológicos á direita, Boris Casoy mantém a compostura, longe dos exageros já descritos aqui, dos jabores da vida.

Conclusão, o Jornal da Globo se transformou em uma verdadeira resenha do PIG, a Globo prefere perder a capacidade de noticiar em detrimento de sua verdadeira cruzada anti governo Lula, a coisa se transformou em algo que beira ao pessoal. A ida do Presidente Lula em uma inauguração na Rede Record é vista como um ato de apoio ao concorrente direto da Globo e os Marinhos preferem que a emissora abra mão do compromisso de informar para atender seus caprichos pessoais.
O que choca não é o comportamento dos Marinhos, o surpreendente é constatar a verdadeira personalidade de pessoas como Arnaldo Jabor, que aceitam descer a ladeira abaixo e se prestar ao papel de porta vozes do rancor.

Como pode alguém como Jabor se desconectar da racionalidade?
O ódio dos Marinhos será a ruína da Globo.


Flavio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário