quinta-feira, 22 de outubro de 2009

IBOPE DIVULGA PESQUISA ENCOMENDADA POR RONALDO CESAR COELHO FUNDADOR DO PSDB

Estava eu conversando com meu amigo José Adilson, falavamos de política e arriscavamos nossas leituras quando entrei no Blog noblat.com e deparei co uma pesquisa encomendada pelo PSDB, ou melhor por um empresário ligado históricamente aos tucanos.
Uma pesquisa nacional com amostragem de 2002 pessoas entrevistadas com pretenso objetivo de testar o nome dos principais presidenciaveis do momento junto com seus possíveis vices.

De acordo com a pesquisa teríamos o seguinte quadro na primeira possibilidade, com destaque para Aécio de vice de Serra:

Serra (com Aécio de vice) fica com 41%;
Dilma (com Michel Temer, do PMDB), 16%;
Ciro (com Carlos Lupi, do PDT), 14%;
Marina (com Guilherme Leal, um dos donos da Natura), 8%.

Ora até a última pesquisa quando Ciro Gomes ainda não tinha transferido seu domicílio eleitoral para São Paulo, como acaba de me lembrar José Adilson, Ciro aparecia na frente de Dilma Roussef exatamente porque era interesse para oposição que Ciro mantivesse e ou mantenha sua candidatura para dividir o bloco governista. Agora na nova situação Ciro Gomes, quando ao transferir o título demonstrou sua lealdade a Lula, ja não é mais útil a oposição, então a estratégia muda, Serra que na pesquisa anterior do IBOPE tinha caído para 35% de intenções de votos estimulados, agora cresce para 41% e Ciro volta para tráz com 14% e Dilma fica na sua média de 16%, ou melhor na média do IBOPE.

Essa pesquisa e a atitude de divulgar ela neste momento, por sí só, já é uma jogada de manipulação da oposição, lógico, essa conversa de vice não cola é pano de fundo em um momento em, cada vez mais, vozes dissonantes inclusive na própria oposição questionam a capacidade de Serra de derrotar Dilma Roussef e o Goveno no debate político da campanha eleitoral, prestem atenção!!!!! NO DEBATE POLÍTICO.

Isso prova que atualmente as pesquisas do IBOPE, antes de seguir a lógica da tendência da opinião pública, seguem a lógica do compromisso político empresarial com quem contratou a pesquisa e porque?
Porque os resultados destas pesquisas demonstram que as mesmas estão sintonizada com a necessidade conjuntural da oposição examente porque, por exemplo, esse resultado caiu como um a luva para o pressionado José Serra.

O resultado da pesquisa é acima de tudo político tendencioso pró PSDB e aliados, a opinião pública é apenas um detalhe no jogo da manipulação.

Estou de plantão esperando o resultado no relatório do IBOPE para investigar a essência além da aparência.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário