quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SENADO APROVA LEI SOBRE A METODOLOGIA DAS AMOSTRAGENS QUE OBRIGA INSTITUTOS DE PESQUISAS USAREM DADOS ESTATÍSTICOS DO IBGE

Atenção, notícia de última hora:

Senado aprova lei que comprova as denuncias deste blog sobre as amostragens de algumas empresas de pesquisas.

09/09/2009 - 21h24
Institutos de pesquisa terão de usar dados do IBGE, decide SenadoPiero Locatelli
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Os senadores aprovaram o projeto que obriga os institutos de pesquisa a usarem os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa, Geografia e Estatística) na elaboração de suas pesquisas.

Segundo o texto aprovado, os institutos de pesquisas terão de usar o "plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico" na mesma proporção da população fornecida pelo IBGE em suas estatísticas.

Os institutos não terão mais liberdade para fazer entrevistas de acordo com os parâmetros que desejarem. Os pesquisadores, por exemplo, terão de entrevistar a mesma proporção de mulheres da população total em suas pesquisas -o que não ocorre necessariamente entre o número total de eleitores.

A emenda do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) à reforma eleitoral foi acatada no plenário da Casa na noite desta quarta-feira (9). Ela ainda deve voltar à Câmara dos Deputado, onde pode ser derrubada.

Amanhã, mais analises sobre esta noticia.

Flávio Luiz Sartori



Nenhum comentário:

Postar um comentário