domingo, 27 de setembro de 2009

PESQUISAS MANIPULADAS AJUDAM A MÍDIA DE OPOSIÇÃO TENTAR DIVIDIR A BASE POLÍTICA DO GOVERNO E CRIAR UM CLIMA DESFAVORAVEL A PRÉ-CANDIDATA DILMA ROUSSEF

Pesquisas manipuladas, redes de televisão, apresentadores, jornalistas, colunistas, sites, blogs, jornais enfim todos intervindo de forma inequívoca em um processo eleitoral que legalmente só terá início na metade do ano que vem, porque?

Simples meus caros internaltas, desde de que ficou claro em 2002 que a oposição seria vitoriosa, as elites que sempre dominaram o cenário político brasileiro, que não são só políticas, mas também e principalmente empresariais com influencia histórica na mídia, aparentemente aceitaram momentaneamente o inevitável porem com a perspectiva de que a situação demoraria só quatro anos, que Lula seria apenas mais um Lech Valessa, que igualmente como na Polônia dos anos oitenta, fatalmente teríamos um desastre e tucanos e seus sócios democratas e demais fisiológicos da política brasileira estariam de volta já em 2006 para salvar o Brasil.

Não foi bem isto que aconteceu na prática, muito pelo contrário, o desastre não veio, Lula foi reeleito em 2006 e hoje ostenta o título de governante mais popular do mundo e tem todas condições básicas e objetivas de eleger o sucessor, ou melhor, sucessora. Talvez com mais tranqüilidade do que foi sua própria reeleição em 2006.
Sua caminhada, no entanto, não tem sido e não será tão fácil, contra ele e segmento políticos que se articulam na sustentação de seu governo estão em permanente articulação as mesmas elites que governaram o Brasil até 2002 e que jamais se conformarão em ter que agüentar mais quatro anos fora do poder.

São setores empresarias e forças políticas que compõem elites que sempre governaram o Brasil e que nunca aceitaram mudanças que representassem distribuição de riqueza que realmente significasse melhor condição de vida para a grande maioria dos brasileiros por puro medo de perder privilégios.
Mesmo já não tendo a força que tinham no passado, quando se articularam para depor o Presidente João Goulart em 1964 e depois quando, após o fim da ditadura militar conseguiram através de planos econômicos com maciço apoio de a mídia influenciar na opinião pública e ter peso nas eleições, principalmente dos anos oitenta e noventa do século passado, elite e segmento político que governaram o Brasil até 2002 continuam ai atuando o tempo todo sem parar, aliás, aqui e também em toda América Latina, ai esta Honduras para comprovar.

Se no passado a mídia de massa com os jornais escritos, depois o rádio e a televisão, conseguiam ter bastante influencia para a partir de uma classe média sempre temerosa em perder privilégios inserir na formação de opinião, hoje, com a democratização da comunicação, principalmente com o Internet e é claro com a melhora das condições de vida e consumo da população, as coisas estão mais difíceis para a mídia que representa os setores conservadores no Brasil.

Mesmo assim a mídia que representa a elite que esteve no poder até 2002 continua atuando e tentando influenciar na política brasileira praticamente que diariamente, são crises e crises que nunca acabam, qualquer fato é uma crise. Recentemente com a aproximação da data final para mudanças partidárias, quando o quadro político das eleições de 2010 começará a ficar definido, foi à vez de um importante braço da mídia tradicional brasileira entrar em ação, estamos falando de institutos e empresas de pesquisas eleitorais.
Com um Presidente da República com mais de 80% de aprovação que já tem uma pré-candidata a sua sucessão, a única saída para a oposição foi enfraquecer e dividir o bloco governista.
Mas antes é fundamental identificar quem são e como está atuando os principais atores no campo da mídia de oposição ao Governo Lula, principalmente a televisão. Estamos falando dos atuaram fortemente nos últimos dias no sentido de criar na opinião pública uma tendência no sentido de que o Presidente Lula não conseguiu e não conseguirá transferir seu imenso capital político para sua pré-candidata e presidência, a ministra Dilma Roussef.

Vamos restringir neste primeiro momento a mídia na televisão que ainda é a principal do Brasil no momento e nesse caso as principais são: as Organizações Globo, a Rede Globo de Televisão e todos os outros órgãos de comunicação da família Marinho, depois, em menor intensidade e Rede Bandeirantes de Televisão e até mesmo o SBT, estas duas últimas redes de televisão sempre conviveram com a supremacia da Rede Globo sem realmente ameaçar.
Depois que a Rede Record, que não participa da oposição ostensiva ao Governo Lula começou a crescer tomou o segundo lugar do SBT e ficou em condições de ameaçar a hegemonia da Rede Globo, as outras redes acordaram e traçaram suas estratégias de enfrentamento contra a Record, que passou a ser a principal adversária, inclusive com a culpa de que seria ajudada pelo governo.

O furor da Rede Bandeirantes pode ser notado principalmente pelas intervenções de seu apresentador do Jornal da Noite Boris Casoy, criador do bordão “isso é uma vergonha”, que foi o jornalista que mais insistiu, inclusive repetidamente no Jornal da Noite da última sexta feira, 25 de setembro, na tese defendida por Carlos Augusto Montenegro do IBOPE de que o Presidente Lula não conseguirá transferir seu prestígio para sua candidata a presidência. Para quem não sabe o principal item de audiência hoje da Band é a transmissão de jogos de futebol e isso é possível para ela porque atua em sociedade com a Rede Globo na transmissão de partidas de futebol ao vivo em um sistema de monopólio onde a Bandeirantes é apenas a coadjuvante.

No SBT também se percebe a atuação de critica constante ao governo, principalmente por parte do jornalista Carlos Nascimento, um de seus âncoras.

Felizmente, hoje a opinião pública não é mais presa fácil dessas manipulações, a Internet é uma ferramenta fundamental, através dela redes de informação de jornalismo alternativas se articulam em todo Brasil. Em 2006 foi a partir das denuncias do site Conversa Fiada do jornalista Paulo Henrique Amorim é que a farsa montada pela Rede Globo foi desmascarada. Naquele momento a Globo insistiu em exibir os pacotes de notas aprendidas ao invés de destacar a queda de um avião com dezenas de mortos, em uma mentira jornalística contra membros do Governo Lula, que provocou a realização do segundo turno da eleição presidencial. Depois, quando a verdade veio à tona, a opinião pública pode ser esclarecida e dar o troco no segundo turno quando o candidato da oposição Geraldo Alkimin teve menos votos do que obteve no primeiro turno.

Flavio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

Um comentário:

  1. Caro Flávio Sartori, já sou sua leitora asídua e acho que vc já está tendo um papel fundamental nests eleições ao analisar as manipulações das pesquisas sobre desempenho de candidatos. tenho observado a manipulação, vou atrás e informações das próprias pesquiasas e como leiga não tenho dúvidas sobre a fraude delas. Mas vc, como especialista, tem muito mais a dizer. Obrigado, por todos os brasileiros. Laura

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