terça-feira, 22 de setembro de 2009

LEITURA DA PESQUISA IBOPE/CNI REVELA ELEITORADO DIVIDIDO E TAMBEM POSSÍVEL ESTRATÉGIA DA OPOSIÇÃO DE DIVIDIR O BLOCO GOVERNISTA

RESULTADOS CONTRADITÓRIOS QUESTIONAM A CREDIBILIDADE DA PESQUISA

A pesquisa IBOPE/CNI traz números ainda confusos que revelam um eleitorado dividido em relação a sucessão presidencial. Nesse caso o que deve ser levado em conta mesmo é a altíssima popularidade do Presidente Lula com 80% de aprovação, 69% de Ótimo e Bom e 76% de confiança.

Nos números da pesquisa por intenção de voto estimulada por ficha em forma de pizza, a pesquisa revela como mais importante fato finalmente a admissão da queda de Serra, com 34% de intenções de votos (na última pesquisa do IBOPE ele tinha 38%), depois vem Dilma Roussef empatada com Ciro Gomes com 14%, Heloisa Helena com 8% e Marina Silva com 6%.

Crescimento de Ciro Gomes ajuda a estratégia da oposição, ainda mais com a queda de Serra, de dividir o blogo governista.

Mas é no item rejeição é que a pesquisa apresenta os números mais contraditório, segundo eles Serra é rejeitado por 30%, Ciro por 33%, Marina Silva por 37% e Dilma e Heloisa Helena por 40%.
Na mesma pesquisa quando a pergunta é sobre o fato do candidato(a) ser conhecido ou não, os números são os seguintes: 66% conhecem Serra, 45% Ciro Gomes, 32% Dilma, 30% Heloisa Helena e 18% Marina Silva.
É ai que esta o nó dos números é contraditórios; como 40% podem rejeitar Dilma Rolssef se só 32% responderam que conhecem ela? Como é possivel rejeitar alguém que não se conhece, de onde vieram esses 8 pontos a mais na rejeição de Dilma?

Faltam ainda os números da pesquisa por intenções do votos espontâneas, será por eles é que a verdade começara a ser revelada, quantos votos espontaneos tem hoje na pesquisa IBOPE/CNI o Presidente Lula, por exemplo, e o Serra? E o Ciro? E a Dilma? Quantos votos teriamos na soma dos votos espontaneos do Lula com a Dilma? Tambem faltam números referentas a capacidada de transferencia de votos do inquestionavel popular presidente Lula.

Estou aguardando o relatório final da pesquisa que ainda não apareceu nos sites do IBOPE e da Confederação Nacional das Industrias para analisar os números que faltam, principalmente das estratificações (cotas), com destaque para a escolaridade dos entrevistados.
Aguardem, essa pesquisa vai render outros textos, não tenham dúvidas.
Por favor, retornem e-mails, critiquem.

Flavio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com





Um comentário:

  1. Isso é muito importante mesmo. Eu gostaria de entender essa rejeição. São 40% sobre os 32% que conhecem a Dilma ou 40% do geral? Porque se for sobre quem conhece, o percentual é menor. E, no caso do Serra, o percentual é maior (relativo ao de Dilma, claro).

    E outra: como Marina, relativamente desconhecida, tem um percentual de rejeição (37%) tão grande? O normal não é que candidatos mais conhecidos sejam mais rejeitados?

    Muito estranho...

    Abraços,

    Marcelo Costa.

    ResponderExcluir