terça-feira, 15 de setembro de 2009

IBOPE ESTA EM CAMPO ENTREVISTANDO E LOGO TEREMOS RESULTADOS, OLHO VIVO NAS COTAS DE ENTREVISTADOS, PRINCIPALMENTE POR ESCOLARIDADE.

De acordo com texto de hoje, dia 15 de setembro, publicado no site noblat.com.br com título Ibope, Lula e Dilma vão a campo, como o próprio título anuncia, equipes de pesquisadores do IBOPE estão em campo entrevistando para mais uma pesquisa sobre a sucessão presidencial e obviamente sobre a avaliação do governo.

Nas ultimas pesquisas, principalmente do Data Folha , Instituto Sensus e Vox Populi, os números foram diferentes, nos dois primeiros desfavoráveis para o Governo e no terceiro favorável ao governo.
Infelizmente, o Vox ficou devendo a metodologia da sua pesquisa, o Data Folha e Sensus publicaram. Pelos números das cotas de entrevistados por escolaridade foi possível perceber nos dois relatórios publicados nos sites do Data Folha e do Sensus, que em ambas pesquisas existiram distorções com números maiores de entrevistados com escolaridade a nível universitário acima dos números oficiais do TSE.


Uma informação importante que não divulguei na analise da pesquisa
PESQUISA DO IBOPE REVELA VISÃO DO BRASILEIRO SOBRE A RELAÇÃO DOS GOVERNOS COM A RELIGIÃO do IBOPE foi o fato de que os números dessa pesquisa em relação a escolaridade dos entrevistados também estavam defasados com 13% de entrevistados com escolaridade a nível superior em contradição com os 6,2% oficiais do TSE (a metodologia da pesquisa informa que entrevistou pessoas com idade acima de 16 anos), defasagem para mais que foi pulverizada nas cotas de entrevistados por ensino médio e ensino fundamental (em todos suas versões).

Voltando ao site noblat.com.br, o mesmo insinua que o governo estaria mapeando a entrevista e combinando aparições da Ministra Dilma Roussef nas datas da realização do campo para turbinar seu nome na pesquisa. Tecnicamente acho muito difícil isso acontecer e também dar resultados positivos em todo Brasil e se esta acontecendo então logo Lula vai precisar mesmo de um plano B porque sua candidata não esta com nada.


O certo mesmo é o que sempre afirmamos aqui, todos; governo e oposição, tem as pesquisas com resultados seguros e sabem da realidade. Manipulações podem até acontecer, mas com números dentro das margens de erro.
O blog A Essência Alem da Aparência vai continuar de prontidão, quando os números da pesquisa do IBOPE forem divulgados vamos analisar eles com detalhes nas cotas de entrevistados, principalmente por escolaridade. Também vamos continuar nossa série sobre a metodologia das pesquisas com a analise sobre as pesquisas com amostragens não probabilísticas e as conclusões sobre o assunto. Fiquem atentos.

Flavio Luiz Sartori


Nenhum comentário:

Postar um comentário