sexta-feira, 11 de setembro de 2009

COLUNISTA MAURICIO DIAS DE CARTA CAPITAL EXAGERA NA COLUNA "ROSA DOS VENTOS" SOBRE A QUEDA DO PRESIDENTE LULA NAS PESQUISAS

É exagero do colunista Mauricio Dias de Carta Capital afirmar que a popularidade Lula teria caido de 81% para 77% nas pesquisas devido a gripe e que esse fato se deve a crítica das eleitoras mulheres com alta escolaridade, ao combate a gripe pelo governo. É bom lembrar que as empresas de pesquisa costumam manipular as pesquisas exatamente nesta cota de entrevistados com curso superior, confira os dados da analise abaixo:

Estadão usa números errados da pesquisa Sensus para tentar convencer que a popularidade do Presidente caiu entre as pessoas com mais escolarida, no entanto a a nalise dos relatorios da pesquisa demonstra que foram entrevistados mais escolarizados em cotas maiores na pesquisa Sensus.
É exatamente ai que esta o erro desta pesquisa da Sensus, dados do TSE demonstram claramente que a escolaridade do eleitorado brasileiro é 6,13% de analfabetos, 56,84% que só chegaram até o Ensino Fundamental, inclusive nas versões antigas, 30,71% que chegaram até o Ensino Médio e 6,20% que chegaram até o Ensino Superior, sendo que 0,12% não responderam a pergunta do TSE sobre escolaridade.
No relatório da Sensus diponivel para qualquer cidadão brasileiro no site da Confederação Nacional dos Transportes, http://www.cnt.org.br, as cotas de entrevistados por escolaridade na pesquisa de ontem são 60% de com Ensino Médio, incluindo as antigas versões, 29,6% com Ensino Médio e 10,5% com Ensino Superior, os Analfabetos não fizeram parte da amostragem. Falando nos mais escolarizados no ensino Superior, a diferença entre os números do TSE, 6,2% e os números do Sensdus, 10,5%, é 4,3 pontos par a mais, isso é um acréscimo de 72,6% a mais nos números da das cotas de entrevistados por escolaridade. Muda qualquer resultado.

As pessoas precisam entender que pesquisa é sim um trabalho cientifico e que é possivel sim uma pesquisa totalmente correta, as regras são únicas, pesquisadore movidos por "forças ocultas", como crivou Jânio Quadros a quase cinquenta anos é produzem as pesquisas com erros.


Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário