sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PESQUISA DO IBOPE REVELA VISÃO DO BRASILEIRO SOBRE A RELAÇÃO DOS GOVERNOS COM A RELIGIÃO

Números indicam que a maioria dos brasileiros não leva em consideração a combinação de religião com a política e com as disputas de mercado.

Depois de um fim de semana agitado com a polêmica das pesquisas eleitorais, quando imaginávamos que as mesmas ficariam em um segundo plano, o IBOPE fez o favor de ressuscitar a discussão sobre pesquisas com a divulgação da interessante pesquisa Temas Relacionados a Igreja Católica com campo de entrevistas realizado do dia 17 ao dia 22 de Julho, sendo que a pesquisa só entrou no site do IBOPE somente agora no final de Agosto.
Em um momento em que a disputa entre duas das principais redes de televisão do Brasil, a Rede Globo e a Rede Record, se torna acirrada e o assunto religião se torna parte da troca de acusações porque uma das redes de tv, no caso a Record tem uma ligação com a Igreja Universal do Reino de Deus, que teve um crescimento acima do normal, cooptando a maioria de seus seguidores exatamente entre os desiludidos com a fé Católica, a pesquisa do IBOPE vem a calhar. Porém, não devemos esquecer de que o IBOPE é historicamente ligado a Rede Globo e que foi a própria Globo que iniciou os ataques à Record partindo do tema religião.
Apesar da pesquisa ser a analise sobre um projeto que tramita no Congresso Nacional sobre a possibilidade da Igreja Católica ter mais direitos no território nacional, a leitura dos números da pesquisa feita com 2.002 entrevistas em 142 municípios de todo Brasil apresenta resultados interessantes: somente para 15% dos brasileiros o governo deveria fazer acordo com a Igreja Católica, para 32% dos brasileiros o governo não deve fazer acordo com a Igreja católica pois, isso seria um desrespeito as outras religiões, para 46% dos entrevistados, que representam a opinião dos brasileiros sobre o assunto o governo não deve fazer acordo com nenhuma religião pois não existe religião oficial no Brasil, 5% não concordaram com nenhuma das frases e 2% não responderam.
A pesquisa, como se percebe foi realizada com a apresentação das frases para os entrevistados, portanto foi estimulada.
O resultado demonstra que, apesar dos números do proprio IBOPE de 66% de Católicos no Brasil contra 20% de Evangélicos e 14% de Outros, a soma dos entrevistados que se posicionaram contra o acordo, quer seja por causa do desrespeito as outras regiões ou porque não se deve fazer acordo com nenhuma religião, foi de 78% (32 + 46), portanto com uma maioria esmagadora de Católicos se posicionando neste sentido.
Conclusão, quem quiser usar a religião para sustentar disputas de mercado, principalmente no campo da opção por um ou outro canal de televisão ou, até mesmo sobre outros temas, como por exemplo, a política, certamente que não estará de acordo com a maioria dos cidadãos brasileiros que pelos números da pesquisa demonstraram que em pleno início do século XXI temos um Brasil que aprendeu a separar a religião de outros temas. Principalmente, levando em consideração os números da pesquisa IBOPE de 66% de Católicos no Brasil, com apenas 15% de brasileiros concordariam com o acordo com a Igreja Católica.


Relatorio completo da pesquisa no site IBOPE: http://www.ibope.com.br/inteligencia/downloads/2009/09_08_28_ibopeinteligencia_cddbr.pdf

Flávio Luiz Sartori - E mail: flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário