segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pesquisa IBOPE para Governo de São Paulo de 03 de Junho de 2009

Fiz uma leitura básica dos números divulgados e constatei que a pesquisa JOB842/2009 divulgada em 03 de Julho de 2009 pelo IBOPE com resultados sobre a tendencia do eleitorado paulista para a eleição para o Governo de São Paulo em 2010 foi planejada de forma errada com a posição do candidato Ciro Gomes não refletindo seu real potencial. Para constatar esse fato basta uma analise da pergunta sobre as possibilidades de intenções dos votos estimulados para os candidatos ao governo de São Paulo onde são utilizadas as fichas em forma de pizza.
São sete possibilidades de quadros eleitorais, sendo que Ciro Gomes aparece nas três ultimas possibilidades, porem com um detalhe, nessas três ultimas possibilidades Ciro aparece junto com Marta Suplicy e com Paulinho da Força.
Se Ciro Gomes realmente for candidato obviamente que Paulinho da Força não será e Marta, provavelmente também não, mesmo assim Paulinho e Marta teriam que figurar, no máximo em duas possibilidades. A possibilidade mais importante das sete pizzas utilizadas seria a de um possível bloco PSB, PC do B, PDT e PT, com Ciro Gomes candidato a governador por todos estes partidos, essa possibilidade não esta na pesquisa JOB842/2009 do IBOPE.
Isso torna a pesquisa, no mínimo inconsistente. Através dessa pesquisa não é possível avaliar a real possibilidade de Ciro Gomes, sem essa avaliação o quadro continua confuso, seria preciso ter uma pizza com: Alkimin, Ciro Gomes, Paulo Maluf, Soninha e Campos Machado, alem de indecisos, brancos e nulos.

Para ler a pesquisa inteira basta acessar:
http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=2&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=pesquisa_eleicoes2009&db=caldb

flavio luiz sartori




Nenhum comentário:

Postar um comentário