quarta-feira, 5 de março de 2014

ZÉ RAMALHO CORONEL? NA REALIDADE SUAS CHORUMELAS CONTRA O NÃO ACESSO A UMA “PRIMEIRA CLASSE” EM UMA VIAGEM DE AVIÃO APENAS REVELAM O HIPÓCRITA QUE ELE SEMPRE FOI E NÃO PERCEBÍAMOS.




 Sera que finalmente encontramos o verdadeiro
Zé Ramalho? "Coroné Zé Ramalho"?

Zé Ramalho é um ídolo de gerações. Cultuado e admirado por suas canções marcantes, nada nele despertava a menor desconfiança de quais sempre foram, na realidade, seus reais pensamentos.

Já escrevi aqui neste blog que durante as manifestações de junho e julho do ano passado uma das coisas que mais despertaram meu sentimento de surpresa e decepção foi exatamente o fado de descobrir que muitas pessoas com as quais eu tinha algum tipo de convívio, algumas delas com grau de parentesco, eram de direita e defendiam abertamente a volta dos militares ao poder.

Li a entrevista de Zé Ramalho e o que me surpreendeu foi o final onde ele demonstrou toda contrariedade com o atual momento de ascensão social das pessoas no Brasil, quando externou seu incomodo com o fato de um número maior de pessoas estarem podendo viajar de avião.

Zé Ramalho também falou de um social comunismo relacionado a questão da igualdade, o que foi nada mais, nada menos, que uma maneira de querer inventar um motivo para criticar sem ter o que falar, para não ficar feio com sua própria condição de artista admirado pelas críticas a desigualdade social presentes nos versos de suas músicas.

Na realidade o que ficou claro foi o fato de que Zé Ramalho assumiu sim o seu lado “coronel”, que sempre existiu dentro dele mesmo.

Os versos cantados em suas músicas falando de um povo marcado e feliz fugindo da ignorância ficaram para trás no tempo em que Zé Ramalho nem imaginava entrar em uma avião junto com aqueles que viviam tão perto da mesma ignorância.


Conclusão, Zé Ramalho cantava a pobreza como parte de seu próprio marketing pessoal, quando na realidade sempre sonhava, lá no fundo, bem no fundo de seu coração, ter a vida de um coronel. É isso que suas palavras revelam.


Flávio Luiz Sartori

2 comentários:

  1. Esse zé mané , foi contra a greve dos professores do estado (Paraiba) em 1981 e espancou o jornalista Carlos Aranha.Truculento.

    ResponderExcluir
  2. Se reparar bem a letra de "mulher nova, bonita e carinhosa" é extremamente machista, dandoa entender a famosa máxima "por trás de um grande homem...". Sem contar a letra de "o meus país", uma verdadeira prova do discurso coxinha colocando toda a política em tábula rasa e propagando a noção coxinha de que "políticos são todos iguais", o que só serve de subsídio às elites.

    ResponderExcluir