sábado, 1 de fevereiro de 2014

SUCESSO DA CAMPANHA DE PETISTAS PARA ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA PAGAMENTO DE MULTAS NÃO ASSUSTA SÓ EDUARDO CUNHA COM SUAS COSTUMEIRAS CHURUMELAS, TEM GENTE MUITO MAIS PODEROSA COM MEDO...

Por de traz da "churumela" de Eduardo Cunha estão aqueles que 
realmente temem qualquer capacidade de mobilização
que venha da sociedade.

Como sempre, quando é necessário se apresentar em defesa de uma situação para qual não existe possibilidade de uma argumentação possível, aparece o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para tentar arrumar justificativas para o impossível.

Para quem não se lembra, na votação da Medida Provisória dos Portos no primeiro semestre do ano passado, Eduardo Cunha resistiu e de tudo fez para criar embaraços durante a votação, aparentemente, repito, aparentemente, por motivos de disputa com as lideranças do Governo Dilma, uma desculpa não aceita de tanto esfarrapada.

A campanha para arrecadar recursos financeiros para pagar a multa dos petistas condenados no julgamento do mensalão foi uma demonstração de capacidade de mobilização de militância e também social, que não deve ser atribuída como que se fosse uma virtude só dos petistas. Outros partidos se testados em situação semelhante certamente demonstrarão a mesma capacidade para tal iniciativa, podem ter certeza disto.

O problema na realidade está no próprio PMDB, um partido que ascendeu ao poder em praticamente todo o Brasil nos anos oitenta do século passado, se aproveitando por ter herdado o nome do antigo MDB, uma frente de oposição contra as forças políticas que apoiavam a Ditadura Militar organizadas na ARENA, que teve uma vitória estrondosa na eleição de 1986 se apoiando no aparente sucesso do Plano Cruzado e foi praticamente tomado de assalto por grande parte das forças políticas fisiológicas que atuavam nas sombras da Ditadura Militar nos anos sessenta e setenta do século passado.

Desde de então o PMDB foi sendo dominado paulatinamente por um caciquismo oportunista, ao mesmo tempo em que se aproveitou do ganho político acumulado em face da prática fisiológica mantendo-se no poder em praticamente todos governos que se seguiram ao final do Governo Sarney em 1990. Hoje, no PMDB a militância por convicção, mesmo que seja com um mínimo de identidade partidária praticamente não existe. O partido está condenado a viver em função da capacidade de ocupar espaços no poder sob o comando de uma verdadeira casta de caciques que tratam aqueles que tentam ser militantes peemedebistas como meros empregados.

Nesse contesto, o PMDB praticamente perdeu a capacidade de se articular nos segmentos representativos da sociedade brasileira para se tornar um partido a serviço de todo tipo de poder que se apresente, dentre os quais podemos muito identificar os irmãos Marinho da Rede Globo.

A reclamação de Eduardo Cunha, um dos lideres do PMDB no Congresso Nacional que talvez mais sintetize a faceta de um partido, hoje, sem capacidade de mobilizar bases sociais e condenado ao bel prazer de um caciquismo oportunista, soa muito mais como uma "churumela" do que uma reclamação a ser levada a sério.


O que esta por de traz da aparente reclamação de Eduardo Cunha é o fato de que o inegável sucesso da campanha de arrecadação de recursos para o pagamento das multas dos condenados no mensalão mostrou que existem setores na sociedade brasileira, que podem sim se organizar sem precisar do apoio da chamada mídia nativa e isto muito provavelmente provocou calafrios nos Marinhos, Frias, Mesquitas e Civitas dentre outros, que cada vez mais se confrontam com a realidade de que seus dias de detentores do poder de “formar opiniões” estão chegando ao fim.


Flávio Luiz Sartori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário