quinta-feira, 30 de maio de 2013

SIVUCA EM RARA APRESENTAÇÃO NA TV SUECA EM 1969. UMA OBRA DE ARTE DO BRASIL PARA O MUNDO. IMPERDÍVEL.


Dispensa comentários...






Flávio

quarta-feira, 29 de maio de 2013

SERÁ QUE A MÚSICA BRINCA COM HERMETO PASCOAL OU É ELE QUE BRINCA COM A MÚSICA ????


Esse Brasil tem muita coisa boa e boa demais, tai Hermeto Pascoal só pra começar...




Conheçam a obra desse fenomenal artista acessando seu site:

http://www.hermetopascoal.com.br/


Flávio

segunda-feira, 27 de maio de 2013

VOCÊ NEM PERCEBEU, A MÍDIA DEU POUCO DESTAQUE, NINGUÉM DEU A DEVIDA IMPORTÂNCIA, MAS NO ÚLTIMO DIA 10 DE MAIO A QUANTIDADE DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA DO NOSSO PLANETA TERRA ATINGIU SEU PONTO MÁXIMO...

Gás carbônico em excesso na atmosfera pode 
representar o fim da vida no Planeta Terra.


Infelizmente a maioria das pessoas não tem a mínima ideia do perigo que o nosso planeta está correndo. No último dia 10 de Maio agora, uma sexta feira, o nível de gás carbônico na atmosfera de nossa casa no universo, o Planeta Terra, atingiu seu ponto máximo. Eu mesmo só fiquei sabendo disso hoje e sou uma pessoa que procura se informar sobre esse importante temo a todo momento.

Direto do site dm.com.br:

Nível de CO² atinge nível recorde na atmosfera

Especialistas informaram nessa sexta-feira (10) que o nível de dióxido de carbono, o gás que contribui para o aquecimento global chegou a níveis não vistos há milhões de anos na Terra. Cientistas afirmaram que o gás atingiu uma média diária de mais de 400 partes por milhão. Este é apenas um momento isolado no hodômetro, mas também um sério lembrete de que os esforços para controlar as emissões da atividade humana falharam.

Os cientistas acreditam que o aumento anuncia mudanças muito importante no clima e no nível do mar. Ralph Keeling, que executa outro programa nas emissões de CO2 na Instituição Scripps de Oceanografia em San Diego , disse que um aumento contínuo pode ser catastrófico. "Isso significa que estamos perdendo rapidamente a capacidade de manter o clima abaixo do tolerável", afirma o pesquisador. Os novos dados vêm de sensores localizados no cume do Mauna Loa , o vulcão na Ilha Grande do Havaí, que tem sido o ponto de referência no estudo da evolução dessas emissões.

Os dispositivos no Hawaii recolhem amostras de ar que tem circulado no Oceano Pacífico a milhares de quilômetros da costa e grandes cidades há cerca de 50 anos. A primeira vez que detectou mais de 400 partes por milhão de dióxido de carbono no Ártico foi  no ano passado e também superou as leituras por hora no nível de Mauna Loa, mas a leitura média ainda não tinha ultrapassado esse nível por um dia inteiro.


O dióxido de carbono aumenta e diminui em ciclos de tempo e seu nível estará abaixo dos 400 ppa no verão com o crescimento das plantas no hemisfério norte. Especialistas alertam, no entanto, que a recuperação será breve e que cada vez está mais perto de que esse nível seja registrado em qualquer ponto da Terra em qualquer época do ano.



Caso não tenha dado importância ao que leu acima, então procure
inspiração nesta canção do século passado. Quem sabe ela te acorda.

No atual momento que vivemos, nossa sociedade se volta para a sobrevivência associando ela ao bem estar e isso nos ilude porque passamos a considerar o comportamento egoísta e fisiológico como apenas mais elemento de nossa vida cotidiana. Assim o valor ético do quanto é importante preservarmos nosso habitat passa para uma situação secundária, sem importância e é ai é que pode estar a nossa desgraça.


Flávio Luiz Sartori

sexta-feira, 17 de maio de 2013

OLHOS BEM ABERTOS PORQUE ESSE PODE SER O FIM DA HISTÓRIA. MENSAGEM DA OBRA DE GOTYE, MÚSICO BELGA NASCIDO NA AUSTRÁLIA...




OLHOS BEM ABERTOS...


Então esse é o fim da história
Tudo que nós tivemos, tudo que nós fizemos
Está enterrado no pó
E esse pó é tudo que ficou de nós

Mas poucos são os que se preocuparam
Embora os sinais estivessem claros, eles não tinham idéia
Você se costuma viver com medo
Ou desistir
Quando você não pode imaginar o seu futuro

Nós caminhamos na prancha com os olhos bem abertos....

Algumas pessoas ofereceram respostas
Fingimos que escutamos, mas foram só palavras
Elas não somam
Para uma mudança na maneira como nós vivíamos

E a coisa mais triste
Isso tudo poderia ter sido evitado
Mas era como se parar de consumir é parar de ser humano
E porque eu mudaria se você não?
Nós estamos no mesmo bote, flutuando
Pelo momento

Nós caminhamos na prancha com os olhos bem abertos, nós...
Nós caminhamos na prancha com os olhos bem abertos

Com nosso olhos bem abertos nós...
Caminhamos na prancha, nós caminhamos na prancha

E esse era o fim da história


Um vídeo arte de Gotye...






flavio

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A OBRA DE PIER PAOLO PASOLINE, O FILME “O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS” CONTINUA ATUAL PORQUE RESGATA O QUANTO AINDA ESTÃO PRESENTES NOS DIAS DE HOJE OS MESMOS PARADIGMAS QUE NORTEAVAM O DIA A DIA DA HUMANIDADE A MAIS DE 50 ANOS.



VERSÃO DO FILME  "O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS" COMPLETA.

Um filme inesquecível que todo ser humano independente de ser cristão, 
católico ou não, deveria assistir para não se deixar ser 
confundido pela mistificação da religião. 




A eleição do Cardeal argentino Mario Jorge Bergoglio que adotou o nome de Francisco, inevitavelmente nos remeteu a figura histórica de São Francisco de Assis e a sua missão a favor da caridade, em um contesto sempre atual, de ação contra a pobreza e a desigualdade.

É sempre bom lembrar que não é de hoje que, historicamente, o catolicismo intercala breves momentos de reflexão sobre sua própria situação e perspectiva. 


Há um pouco mais de meio século, em 1958 a Igreja Católica foi sacudida pela eleição do Papa João XXIII, tido inicialmente como de transição, que no decorrer de seus breves quase cinco anos de papado provocou reformas inimagináveis para a maioria de seus pares na própria cúpula da Igreja a partir da convocação do Concílio Vaticano II, que teve como objetivo iniciar uma renovação na Igreja, basicamente propondo uma nova forma de explicar a doutrina católica.


Diante desses dois momentos históricos tendo como elo de ligação a obra iniciada e não acabado pelo Papa João XXIII e este momento atual que estamos começando a vislumbrar com a eleição do Papa Francisco é inevitável a lembrança da obra de Pier Paolo Pasolini , o filme “O Evangelho Segundo São Mateus”.


Nos anos sessenta do século passado e hoje a humanidade se defronta com um momento de crise que leva inevitavelmente ao questionamento de seus próprios valores.


Nesse contexto, a leitura de Pasoline em sua obra esta mais atual do que nunca, na medida em que resgata em todo seguidor do cristianismo, independente de católico ou não, o olhar sobre o significado da verdadeira mensagem de Jesus Cristo.


O filme que a própria Igreja Católica incluiu em uma lista de 45 aprovados por ela mesma mostra um Cristo diferente e humanizado, o roteiro é todo feito com o que foi escrito originalmente no Evangelho São Mateus. Na realidade são usadas bem poucas palavras, exceto os duros discursos do próprio Jesus Cristo, pois o que sobressai são as imagens que tem nas crianças a principal marca. Impressiona e muito as mensagens passadas pelos semblantes de enquadramento dos personagens e também do povo que participa dos acontecimentos, na maioria das vezes transmitindo suas mensagens com um simples olhar.


É o que podemos contatar em dois momentos marcantes para a mensagem do filme. Primeiro, as duas versões de Maria mãe de Jesus, no início do filme o semblante de tranqüilidade que transmite a consciência de seu papel no contesto e o no final o desespero dela já envelhecida com a crucificação de seu filho para depois sobressair a volta da consciência inicial com a ressurreição.  Segundo, a figura de Judas, sempre soturna, pairando nele um ar de desconfiança com os atos de Jesus, o que fica claro quando uma mulher idosa passa óleo perfumado na cabeça de Jesus e Judas questiona como que se aquele ato representasse um gasto desnecessário que poderia ser revertido em caridade, ou seja, ações que justificarão por si só seu ato de traição, que terminará em suicídio e revelará seu destino de infame, aliás, como muito bem definiu o escritor argentino Jorge Luis Borges, não por coincidência um dos preferidos do Papa Francisco, em seus personagens nos contos do clássico “A História Universal da Infâmia”. 


Conclusão, não podemos deixar de constatar que Pier Paolo Pasolini, confronta os personagens; Maria simplesmente expressa a esperança e fé para a humanidade, cabendo a Judas, o contra ponto, revelado através de um oportunismo que, na realidade expressa sua falta de fé e sua opção pelo fisiologismo, exatamente como no atual momento que a nossa sociedade vive, com nossos valores postos a prova todo momento e confrontados com a necessidade de resgatar nossa opção pela caridade em meio a uma sociedade de consumo que cada vez mais sempre tenta nos conduzir no sentido oposto do egoísmo.



Flávio Luiz Sartori