segunda-feira, 27 de maio de 2013

VOCÊ NEM PERCEBEU, A MÍDIA DEU POUCO DESTAQUE, NINGUÉM DEU A DEVIDA IMPORTÂNCIA, MAS NO ÚLTIMO DIA 10 DE MAIO A QUANTIDADE DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA DO NOSSO PLANETA TERRA ATINGIU SEU PONTO MÁXIMO...

Gás carbônico em excesso na atmosfera pode 
representar o fim da vida no Planeta Terra.


Infelizmente a maioria das pessoas não tem a mínima ideia do perigo que o nosso planeta está correndo. No último dia 10 de Maio agora, uma sexta feira, o nível de gás carbônico na atmosfera de nossa casa no universo, o Planeta Terra, atingiu seu ponto máximo. Eu mesmo só fiquei sabendo disso hoje e sou uma pessoa que procura se informar sobre esse importante temo a todo momento.

Direto do site dm.com.br:

Nível de CO² atinge nível recorde na atmosfera

Especialistas informaram nessa sexta-feira (10) que o nível de dióxido de carbono, o gás que contribui para o aquecimento global chegou a níveis não vistos há milhões de anos na Terra. Cientistas afirmaram que o gás atingiu uma média diária de mais de 400 partes por milhão. Este é apenas um momento isolado no hodômetro, mas também um sério lembrete de que os esforços para controlar as emissões da atividade humana falharam.

Os cientistas acreditam que o aumento anuncia mudanças muito importante no clima e no nível do mar. Ralph Keeling, que executa outro programa nas emissões de CO2 na Instituição Scripps de Oceanografia em San Diego , disse que um aumento contínuo pode ser catastrófico. "Isso significa que estamos perdendo rapidamente a capacidade de manter o clima abaixo do tolerável", afirma o pesquisador. Os novos dados vêm de sensores localizados no cume do Mauna Loa , o vulcão na Ilha Grande do Havaí, que tem sido o ponto de referência no estudo da evolução dessas emissões.

Os dispositivos no Hawaii recolhem amostras de ar que tem circulado no Oceano Pacífico a milhares de quilômetros da costa e grandes cidades há cerca de 50 anos. A primeira vez que detectou mais de 400 partes por milhão de dióxido de carbono no Ártico foi  no ano passado e também superou as leituras por hora no nível de Mauna Loa, mas a leitura média ainda não tinha ultrapassado esse nível por um dia inteiro.


O dióxido de carbono aumenta e diminui em ciclos de tempo e seu nível estará abaixo dos 400 ppa no verão com o crescimento das plantas no hemisfério norte. Especialistas alertam, no entanto, que a recuperação será breve e que cada vez está mais perto de que esse nível seja registrado em qualquer ponto da Terra em qualquer época do ano.



Caso não tenha dado importância ao que leu acima, então procure
inspiração nesta canção do século passado. Quem sabe ela te acorda.

No atual momento que vivemos, nossa sociedade se volta para a sobrevivência associando ela ao bem estar e isso nos ilude porque passamos a considerar o comportamento egoísta e fisiológico como apenas mais elemento de nossa vida cotidiana. Assim o valor ético do quanto é importante preservarmos nosso habitat passa para uma situação secundária, sem importância e é ai é que pode estar a nossa desgraça.


Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário