segunda-feira, 1 de julho de 2013

PESQUISA DE AVALIAÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF DO ULTIMO FIM DE SEMANA: DATAFOLHA MANIPULOU AMOSTRAGEM PARA QUE RESULTADO FOSSE DESFAVORÁVEL AO GOVERNO.



É exatamente o que mostra uma análise comparativa da amostragem do Datafolha com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, referentes a escolaridade do eleitorado brasileiro atualizados até Maio de 2013.

O Datafolha entrevistou 4.717 pessoas em todo Brasil, sendo 1.818 pessoas que representam 38,4% da amostragem com escolaridade até o Ensino Fundamental, outras 1.982 pessoas que representam 42% da amostragem com escolaridade até o Ensino Médio e 925 pessoas que representam 19,6% da amostragem total com escolaridade á nível de Curso Superior.


Essas informações referentes a amostragem usada pelo Datafolha em relação a pesquisa estão no link https://docs.google.com/file/d/0BwNK3WsXNyivSXF0SEF2NVRVdVk/edit?pli=1  com o relatório completo e a página onde estão citadas as cotas utilizadas pelo Datafolha com os números demarcados.

De acordo com os dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, a distribuição do eleitorado brasileiro por escolaridade é bem diferente das cotas de entrevistas utilizadas pelo Datafolha:



















Como podemos constatar na tabela acima, de acordo o TSE, hoje, 7,8% dos eleitores brasileiros chegaram até o nível de Ensino Superior. O Datafolha, no entanto, trabalha com uma cota de 19,6% de entrevistas com pessoas que responderam ter Curso Superior na sua pesquisa, portanto, 11,8% acima dos números do TSE.

No mesmo relatório do Datafolha o número de entrevistados dos que responderam ter estudado até o Ensino Médio foi 42% do total da amostra, enquanto que de acordo com dados do TSE os eleitores que chegaram até o ao Ensino Médio são 34,7%, portanto uma defasagem 7,3 acima dos números do TSE.

Em relação a cota de entrevistados do Datafolha por Escolaridade que responderam na pesquisa ter estudado até o Ensino Fundamento temos 38,4% do total de 4.717 da Amostragem. Quando comparamos esta cota com os números dos dados do TSE, no Brasil são 51,9% os eleitores com escolaridade até o Ensino Fundamental, portanto uma diferença de 13,5 pontos percentuais a mais que a cota utilizada pelo Datafolha.

Comparando os estratos de entrevistas do Datafolha por Escolaridade á nível Superior e Ensino Médio, onde a amostragem foi aumentada com o resultado da pesquisa que esta no link indicado acima  na página 18 percebemos que foi nestas cotas de entrevistas é que aconteceram, de acordo com o Datafolha, as quedas na avaliação positiva de Dilma Roussef. Por outro lado, quando analisamos a cota de entrevistados com Ensino Fundamental na amostragem do Datafolha, que foi diminuída pelo instituto em relação aos números oficiais do TSE, constatamos que foi onde a avaliação do mandato de Dilma perdeu menos pontos, segundo o Datafolha.


Conclusão

A pesquisa do Datafolha esta enviesada para ter um resultado desfavorável na avaliação do mandato de Dilma Roussef, se as entrevistas tivessem sido feitas com amostragem, com os números do TSE, obviamente que a avaliação positiva da presidenta seria maior para o Ótimo e Bom e menor para o Regular, Ruim e Péssimo.
O resultado desta pesquisa esta sendo usado politicamente para tentar enfraquecer o apoio político ao Governo Federal, principalmente em relação a proposta do plebiscito pela Oposição e seus aliados na mídia tradicional, principalmente, a Folha, o Estadão e a Rede Globo.
Isso precisa ser esclarecido para a sociedade porque é uma manipulação em favor dos partidos de oposição á direita, principalmente o PSDB, o DEM e o PPS ou seu sucessor.




Flávio Luiz Sartori


Blog “A Essência Além da Aparência”





20 comentários:

  1. Não consegui acompanhar o teu raciocínio, poderia explicar alguns pontos por favor?
    -Existe alguma lei que limita a porcentagem utilizada de um determinado grupo em uma pesquisa?
    -Se a sua logica de que a mainstream mídia está a tentar enfraquecer o governo da Presidente, porque a mesma mídia está a abafar os inúmeros casos de falta de competência, corrupção, abuso de autoridades entre outros?
    -Há a possibilidade da mesma pesquisa ter sido manipulado no sentido contrario? para amenizar as quedas na aceitação da Presidente?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. A lei se chama "bom senso".
      2. Favor listar os casos de "falta de competênci, corrupção e abuso de autoridades entre outros" que você diz que a mídia abafou. Sem isso suspeitarei que você só quer fazer um pensamento circular, focado nele mesmo.
      3. Se o IBGE subestima o número de pessoas com nível superior e o Datafolha tem contagem populacional mais confiável, você teria razão. Como o Datafolha aponta que a aprovação sempre foi menor e caiu mais nessa faixa creio que você mesmo é capaz de chegar à conclusão.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, mas minhas duvidas já foram em parte solvidas pela resposta do Paulo Roberto.

      Excluir
  2. 1- Toda e qualquer pesquisa idônea deve refletir, em sua amostra, um retrato proporcional da sociedade/população que pretende analisar. Portanto, as porcentagens de escolaridade, se essa foi a cota escolhida, devem estar de acordo com o perfil real brasileiro.
    3- Quando você infla substancialmente o setor de Ensino Superior, que possui um perfil de aceitação muito menor ao Governo atual, por N motivos, e, cujo dado é certamente conhecido pelos institutos de pesquisa, você sim cria um cenário desfavorável que não condiz com a realidade. Não existe a possibilidade dessa pesquisa estar segurando a queda, se fosse intuito dela "roubar para o outro lado", ela inflaria as camadas de escolaridade mais baixa, em que a aceitação do governo PTista é historicamente maior.
    2- Existem N explicações para isso, mas uma Mídia que constrói seus reinos em cima de um discurso de neutralidade jornalística e imparcialidade joga com parcimônia. Assim, camufla o enviesamento, levando mais gente a comprar um discurso, crendo que estão construindo análises próprias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por disponibilizar o seu tempo para a resolução das minhas duvidas, acabando por levantar mais no entanto agora sobre a sua opnião pessoal.

      -A Pesquisa mostrou então que a popularidade esta relacionada diretamente com o nível de ensino do entrevistado, logo é fato que se o numero de pessoas até o ensino fundamental for aumentado a reputação da Presidente também irá aumentar. Agora, a opnião que o bolsa família é sim uma compra de votos indireta não pode ser negada apos estas conclusões.

      -Houve um pequeno mal entendido aqui, a mídia não esta a ser neutra, pelo contrario, está a defender o governo tentando diminuir as manifestações e em certos casos ignora la. As manifestações contra a Globo é um exemplo claro disto.

      Oque achas disto tudo?

      Excluir
  3. Eduardo Kosash, a mídia esta minimizando o governo???? Acho que estamos vendo mídias diferentes. Ou melhor cada um interpreta da melhor forma que lhe convêm. E o bolsa família não compra votos. Compra comida... Então o que você acha, ele votaria na oposição???? Ou votaria naquele governo que melhor lhe representa??? Por favor, repetir coisas desse tipo é não ter o mínimo de humanidade, com um povo sofrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera obrigado pela resposta.

      Deixe tentar esclarecer, o que disse foi que a bolsa família é uma compra INDIRETA de votos, não pode ser negado depois de verificado os fatos refentes a pesquisa de opniao. Se compra comida ou não, se faz o que o nome diz ou não, não é o meu ponto aqui. Tenho a certeza que ajuda muito quem precisa a sobreviver neste país.

      Mídia minimizando? talvez não fui suficientemente claro, passo a explicar...
      Há um forte indicio da proteção midiática para com o governo e nestas manifestações tornou-se muito claro. É preciso aceitar que as grandes mídias formadoras de opniao foram compradas e estão a ajudar o governo a abafar as manifestações.

      Cito " Então o que você acha, ele votaria na oposição???? Ou votaria naquele governo que melhor lhe representa???", se olhares o teu próprio comentário de forma analítica vais descobrir na tua própria opniao, a compra de votos indireta é um fato. trocando por miúdos, apostou-se na maioria para criar a própria imagem.

      Cito "Por favor, repetir coisas desse tipo é não ter o mínimo de humanidade, com um povo sofrido.". Neste ponto é de certo a maior das divergências entre nossas opiniões. Não falar deste povo é a verdadeira falta de humanidade, são a grande maioria do nosso país e também os mais explorados e manipulados, tratados como lixo até tempos de eleição.

      O que achas disto tudo?

      Excluir
    2. Sejamos pragmáticos. Por que um eleitor votaria em alguém, partido ou grupo político que nunca fez nada por ele. Que nunca melhorou sua vida?
      A classe média vota em quem não cria empregos, amplia seu acesso à educação, desestabiliza a economia, garante seu acesso aos bens que deseja ou finge dar-lhe esse acesso pela facilitação da importação

      Excluir
    3. Jaime Balbino, obrigado pela resposta.

      Ha um analfabetismo politico que atinge a todas as áreas da população alem do mais a falta de opções de candidatos e a descrença da população para com os seus representantes é o que influencia a falta de interesse para com os candidatos.

      A cada resposta que recebe vejo que é sim obvio que a Bolsa Família é um sistema de compra de votos indireta com dinheiro publico.

      Cito "A classe média vota em quem não cria empregos, amplia seu acesso à educação, desestabiliza a economia, garante seu acesso aos bens que deseja ou finge dar-lhe esse acesso pela facilitação da importação"
      Claramente, mesmo os bem intencionados não conseguem passar pela maquina dominante no senado que apenas pensa em seus próprios benefícios.

      Excluir
    4. A bolsa família no fundo é uma bolsa de estudos, que obriga frequência mínima. Assim como todos os cursos superiores, mestrados e doutorados que recebem para estudar.

      Excluir
    5. Obrigado pela resposta Michel,
      Mencionaste um ponto necessário para receber a bolsa, não estou a discutir estes aspectos porque entra na parte mais técnica a que já estou a par no entanto o que estou aqui a tentar que alguém responda de uma forma mais direta a minha opniao sobre a Bolsa Família para que então possa melhorar a minha opniao sobre a mesma.

      Obrigado

      Excluir
  4. Agradeço o comentário do Paulo Roberto e da Vera, mas não sei realmente quem é o Eduardo, muito sinistra a sua figura e seus comentários. Para mim há algo de podre no Reino Dinamarca desse tal de Eduardo.

    Flávio Luiz Sartori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário, no entanto estou a procura de discutir ideias que tenham algum beneficio.
      Obrigado

      Excluir
    2. Pelo que pude verificar, é pela maneira de escrever não é do Brasil e sim de Portugal (TWR).

      Excluir
  5. Qualquer ação do governo que beneficie um setor da sociedade, automaticamente lhe reverterá em votos. Se o governo faz programas assistencialistas aos pobres, terá voto dos pobres. Se facilita a aquisição de automóveis e eletrodomésticos para a classe média, terá os votos destes, e assim por diante. Ou seja, se todos estão felizes com este governo, é natural que ele seja reeleito ou seu indicado. O que ocorre é que os governos do PT, com sua política de diminuição de juros, prejudicou os lucros dos grandes investidores/especuladores, cerca de 4% da população economicamente ativa. E são justamente esses que fazem oposição ferrenha ao PT, e isso também é natural. O governo não lhes agradou, perdeu seus votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, a duvida em relação a Bolsa Família sendo uma forma de compra indireta de votos com dinheiro publico foi resolvida.

      Excluir
  6. O cara ta argumentando que a dilma foi mal avaliada, porque na verdade a pesquisa foi feita de forma errada e o povo foi considerado mais inteligente do que realmente é.
    Está então defendendo o fato de que o povo na verdade é mais burro e que a Dilma não é tão rejeitada assim....
    Esses PTralhas são patéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quando li o artigo também fui céptico mas apos um comentario esclareceu me as duvidas e é verdade sim que a pesquisa foi mal feita/manipulada. Se houvesse voto facultativo talvez nao fosse assim.

      Excluir
    2. Gostaria de me desculpar com vo Eduardo Kosash e aproveita para ler a repercussão desta matéria no Tijolaço e no Conversa Afiada...

      http://www.tijolaco.com.br/index.php/datafolha-que-derruba-dilmasome-com-eleitores-pobres/

      http://www.conversaafiada.com.br/politica/2013/07/04/datafalha-que-derruba-dilma-%E2%80%9Csome%E2%80%9D-com-eleitores-pobres/


      Obrigado.

      Excluir