domingo, 16 de dezembro de 2012

JEAN-LUC PONTY COMBINOU VIOLINO COM JAZZ, ADICIONOU UM POUCO DE BOSSA NOVA E OUTROS RITMOS PARA CRIAR BELAS MÚSICAS INSTRUMENTAIS. FUNDOS MUSICAIS PARA A INTROSPECÇÃO.


O violino que tem suas origens no século XVI na Itália evoluindo de antecessores como a rebeca, a vielle e a lyra da braccio. Sua criação é atribuída ao italiano Gasparo de Salò.[6] Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Toda a invenção do violino foi conduzida pelas raízes do instrumento milenar chines erhu, as raízes deste instrumento foram os instrumentos de cordas friccionados por arco mais antigos já descobertos.

O violino propriamente dito manteve-se inalterado por duzentos anos. A partir do século XIX modificou-se apenas a espessura das cordas, o uso de um cavalete mais alto e um braço mais inclinado. Inclusive, a forma do arco consolidou-se aproximadamente nessa época. Originalmente com um formato côncavo, o arco agora tem uma curvatura convexa, o que lhe permite suportar uma maior tensão das crinas, graças às mudanças feitas pelo fabricante de arcos François Tourte, a pedido do virtuose Giovanni Battista Viotti, em 1782. O violino tem longa história na execução de músicas de raiz popular, que vem desde os seus antecessores (como a vielle). A sua utilização tornou-se mais expressiva a partir da segunda metade do século XV.

Jean-Luc Ponty foi pioneiro na utilização de um violino elétrico a 5 cordas, equipado de 1 corda baixa afinada em Dó. Utilizou também um violino elétrico a 6 cordas chamado Violectra, com baixos em Dó e em Fá. Mas não foi só isso, Ponty estudou como violinista clássico profissional no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. Sua atração pelo jazz é devida às músicas de Miles Davis e de John Coltrane. E tem mais além de jazz, tem bossa nova. Ouçam e curtam.




Se você e refletir sobre esta música vai imaginar que ela é realmente o fundo musical de uma miragem.




Bom som...quando as coisas não estão bem, para relaxar, música gente, música.

Flávio

2 comentários:

  1. passando para desejar um Feliz Yule ou Natal para vc e seus seguidores
    que no ano de 2013 vc possa me visitar mais vzs.

    http://3fasesdalua.blogspot.com/

    bjs

    Selma

    ResponderExcluir
  2. É muita qualidade! Excelente som! Como Nietzsche havia declarado: "Sem a música, a vida seria um erro."

    ResponderExcluir