quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS BLOGS VIERAM PARA FICAR E TRANSFORMAR NOSSA RELAÇÃO COM A INFORMAÇÃO NO DIA A DIA.

Sem a Internet a sociedade poderia ter tido um destino similar ao
desenho acima.


A não muito tempo, digamos de dez a vinte anos, século passado, podemos até não ter a percepção exacta para avaliar os fatos com mais frieza, mas o mundo era outro, a Internet apenas engatinhava.
O poder de fogo da mídia tradicional, independente da posição política assumido pelos meios de comunicação era bem maior que hoje, a Rede Globo reinava quase que absoluta. Rádios, emissoras de televisão, jornais tradicionais, todos posavam de formadores de opinião sempre a partir da classe média realmente mais bem informada.
Assim os fatos criados a partir informações inconsistentes podiam tomar uma dimensão muito maior que hoje, a manipulação era possível de acontecer com maior possibilidade, o poder dos meios de comunicação era muito mais presente, basta lembrar o célebre caso da acusação de pratica de pedofilia contra os proprietários da Escola Base em 1994, acessar estória completa no site Mídia na Mira no endereço http://equipemidianamira.wordpress.com/2009/04/08/breve-resumo-do-caso-escola-base/ , para conhecer os fatos com detalhes, para se ter uma ideia de como a mídia em bloco podia transformar pessoas inocentes em criminosos.
A realidade da mídia hoje representa uma nova situação, mesmo que o poder principalmente das grandes redes de televisão ainda esteja muito presente no dia a dia, a existência dos blogs e das redes sociais é cada vez mais presentes e o que é importante, diretamente nos domicílios e também no dia a dia das pessoas. Isso significa uma imensa pluralidade de ideias que se prolifera todos os dia através de blogs e redes sociais, como por exemplo o Facebook, onde as pessoas, digo os internaltas, tem liberdade para se expressar, com o detalhe de que sempre poderão ser lidos por outros internaltas, nem que não sejam muitos, mas com o detalhe de que, tanto poderão concordar ou discordar do que leram, porém o importante será o fato de que a ideia do que leram proliferará sempre.
Este mundo verdadeiramente mágico me fascina e muito, vai longe o tempo que eu era obrigado a ouvir as palavras ditatoriais do Jornal Nacional a noite, ou ler a Folha ou o Estadão, e ser obrigado a ficar sem poder questionar nada, apenas ficar inconformado sem poder de reação.


Por isso mesmo sou blogueiro independente, expresso meus pontos de vista democraticamente, aceito críticas (não ofensas), tenho lado e me sinto muito bem assim.


Flávio Luiz Sartori

2 comentários:

  1. As notícias, hoje, são veiculadas com extrema rapidez pela internet. Sem contar que trazem e proporcionam comentários. Os noticiários ficaram vazios, sem vida. Esse nosso mundo veio, realmente, para ficar. Que bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, mas não podemos esquecer que, da mesma forma como a verdade é divulgada rapidamente, uma mentira também se alastra à velocidade da luz.
    E até se desmentir, leva algum tempo.
    São os dois lados da moeda, ou os dois gumes da faca.
    Ate a próxima.

    http://fantasticocenario.com.br/

    ResponderExcluir