domingo, 5 de junho de 2011

A DIALÉTICA DA CRISE: O QUE É UMA CRISE DE FATO? NAS ULTIMAS SEMANAS A MÍDIA TRADICIONAL, O PIG, ABUSOU DA PALAVRA PRA VALER. MAS SERÁ QUE ESTAMOS EM CRISE MESMO?

O que é realmente uma crise?

Nas últimas semanas a mídia tradicional do Brasil, desta vez inclusive com a participação de até mesmo de críticos as “crises fabricadas”, se fartou em criar um clima de crise no Governo da Presidenta Dilma Roussef por conta de denúncias contra o Ministro Antônio Palocci, que teria tido seu patrimônio aumentado em vinte vezes em um espaço muito curto de tempo.
 A denuncia foi o estopim para que notícias diárias fluíssem pela mídia praticamente que diariamente em uma verdadeira novela onde informações foram sendo adicionadas até o clímax na tentativa de explicar o aparentemente inexplicável por parte do ministro em dois dos principais veículos de comunicação do Brasil, a Rede Globo e o Jornal Folha de São Paulo. Mas tudo isso realmente deve ser chamado de crise propriamente dito?

Para que possamos ter uma convicção sobre o sentido do que seria uma crise nestes acontecimentos recorro ao trivial e vou tentar simplificar o sentido da palavra diretamente do Dicionário Aurélio onde ela significa:

Mudança brusca que se produz no estado de um doente e que se deve à luta entre o agente agressor infeccioso e as forças de defesa do organismo. / Período de manifestação aguda de uma afecção: crise de apendicite. / Manifestação violenta, repentina e breve de um sentimento, entusiasmo ou afeto; acesso: crise de gargalhadas; crise de arrependimento. / Fig. Momento perigoso ou difícil de uma evolução ou de um processo; período de desordem acompanhado de busca penosa de uma solução: a adolescência é uma crise necessária. / Fig. Conflito, tensão: crise familiar. / Fig. Ausência, carência, falta, penúria, deficiência: crise de mão-de-obra. / Decadência; queda; enfraquecimento: crise de moralidade. // Crise econômica, ruptura periódica do equilíbrio entre produção e consumo, que traz como conseqüências desemprego generalizado, falências, alterações dos preços e depreciação dos valores circulantes. // Crise ministerial, período intermediário entre a dissolução de um governo e a formação de outro em regimes parlamentares.

Então, pelo significado da palavra no Aurélio concluo que realmente deve existir uma crise, mas é interna, do Governo Dilma, não institucional, não esta abalando as estruturas das instituições brasileiras, apenas um dos ministros teria deixado de informar, ou melhor, tornar público, o fato de que atuou como profissional e teve lucros pelos trabalhos prestados, sendo que teria se utilizado de informações privilegiadas por estar muito próximo do poder.

A oposição faz seu papel com ajuda da mídia, denuncia e cobra, o Governo se defende e a vida continua. Agora, imaginar que o Governo poderá ser afetado em sua popularidade ou até mesmo em seu apoio ao nível de legislativo por causa de um “desvio de conduta” de um de seus ministros é exagero. O cargo de ministro é de confiança da Presidência da Republica, uma canetada e tudo estará resolvido, certo?

As pessoas que estão aprovando o trabalho de Presidenta Dilma, assim como aprovaram o ex-presidente Lula, decididamente não vão mudar de opinião tão rapidamente por causa do PIG ou até mesmo do fato de até mesmo o “Conversa Afiada” estar contra o Ministro Palocci.

O Brasil, apesar de um solavanco de inflação passageiro continua crescendo, as pessoas podem até ter diminuído um pouco o consumo, mas os empregos continuam aparecendo e a vida que a imensa maioria dos brasileiros levam hoje ainda é muito melhor do que a vida que levavam no até 2002 quando elegeram Lula Presidente.

Diante do exposto eu pergunto: Que crise é essa? A quem ela interessa? Seria mesmo uma crise?

 Resposta: Para o poeta decifrar a crise é muito mais simples do que podemos imaginar. Confiram.


E mais, apenas para encerrar, para uma compressão maior sobre o que realmente representa a chamada de "Crise Palocci" dêem uma lida no artigo do Marcos Coimbra direto do Viomundo:


http://www.viomundo.com.br/politica/marcos-coimbra-brasil-sem-miseria-e-o-caso-palocci.html


Flávio Luiz Sartori


Um comentário:

  1. Olá, boa noite!
    Eu venho aqui te convidar a visitar meu blog de Poesias. Se puder e quiser me adicionar, vou gostar de ter por lá seus coments.
    Tenhas muitas alegrias e saúde!
    Abraços,
    João, poeta.
    www.ludugero.blogspot.com
    Até mais!
    Já te sigo. Gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir