quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O AUTORITARISMO ESTA COM OS DIAS CONTADOS: DE SIMPLES RELAÇÕES SOCIAIS A LUTA CONTRA REGIMES DITATORIAIS COMO ACONTECE NO EGITO DE HOJE, AS PESSOAS CADA VEZ MAIS SE INSURGEM CONTRA A ARROGÂNCIA NO PODER.

Os dias do autoritarismo estão contados, desde as suas formas mais simples, no cotidiano de uma família com pais ou mães intransigentes ao extremo até governos ditatoriais, como por exemplo, a Coréia do Norte ou o Egito de hoje. Pode demorar algum tempo a mais em alguns lugares, em algumas sociedades complexas como é o caso do islamismo, mas não tardará muito o dia em que todas as formas de autoritarismo do mundo estarão extintas de uma vez para sempre.

Isto vai acontecer porque as pessoas estão deixando de ser desinformadas sobre seus direitos e com isso estão se tornando mais espertas, com maior capacidade para discernir cada vez mais depressa sobre o quanto podem estar sendo vítimas de alguma forma de autoritarismo e repressão.

As explosões de protestos no mundo islâmico são um sintoma destes novos tempos, começaram a ter destaque em 2009 quando parte dos eleitores do Irã não aceitou o resultado da reeleição de Ahmadineja ou quando no final de 2010 milhares de manifestantes foram às ruas e conseguiram forçar o presidente ditador Zine Al-Albidine Bem Ali a deixar o poder na Tunísia. Nos últimos dias milhares de egípcios teimam em não abandonar as ruas, mesmo com uma repressão feroz, enquanto presidente, também ditador, Hosni Mubarak não abandonar o poder.

Apesar de sermos obrigados a levar em conta a análise histórica das condições básicas que levaram a estas situações nestes paises islâmicos, somos também obrigados, a todo o momento, a associar os fatos cotidianos de nossa sociedade para concluirmos que todas as mudanças que estão acontecendo nos últimos anos, no Brasil, na América Latina e até mesmo a eleição de Barak Obama nos EUA, são decorrentes de um esgotamento dos cidadãos com todas as formas de opressão, quer seja no dia a dia em seus ambientes sociais ou nos modelos econômicos administrativos adotados pelos governos.

Já vai longe o tempo em que a arrogância era aceita de forma passiva pelas pessoas, hoje nem mesmo os prestadores de serviços domésticos não aceitam humilhações de seus patrões, quem maltrata um empregado doméstico corre o risco de ficar sem ele e não conseguir outro facilmente.

Tudo isto só esta sendo possível exatamente porque nossa sociedade, através da Internet, está tendo acesso a um volume cada vez maior de informações, principalmente sobre seus direitos. Em suma, um número cada vez maior de pessoas não aceita mais ver seus direitos ultrajados e ponto final.

Para sobreviver em uma sociedade moderna onde as formas de autoritarismo serão cada vez mais raras todos que tiverem algum tipo de poder para exercer terão que se adaptar ao fato de que qualquer forma de poder exercido deverá acontecer somente no âmbito da legalidade.

Eu mesmo bem antes da minha filha nascer firmei com minha esposa o compromisso de que ela não sofreria nenhum tipo de castigo corporal, por pior que fosse qualquer tipo de desobediência dela. Hoje a menina já tem cinco anos de idade e nunca levou um tapa. No dia a dia sentimos que temos maiores dificuldades e que da mais trabalho explicar as coisas para ela, porém não se arrependemos de nossa decisão, decidimos optar pelo diálogo e ponto final, não tem retorno.

Assim deverão se comportar todas pessoas que tiverem poder desde de já e no futuro, sempre através do diálogo e do respeito ao direito do subordinado. É mais difícil e trabalhoso, mas compensa e muito porque é dessas atitudes é que serão construídos os ambientes harmônicos e sem stress do futuro.

E todo apoio aos egípcios contra Mubarak.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

2 comentários:

  1. Achei seu blog mt interessant e estou seguindo-o

    qnd pudr, de uma pssadinha no meu?

    bjoos


    http://cabecafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. QUERIDO AMIGO,OBRIGADO POR ESTAR ME PRESTIGIANDO EM MEU BLOG,SATISFAÇÃO,EMORME EM RECEBE-LO
    GRAÇAS ADEUS,QUE NOSSO PAIS CONSEGUIU,BANIR SE VEZ A DITADURA,E PODEMOS DIZER,QUE SOMOS UM POVO LIVRE
    TEMOS DEMOCRACIAPORQUE SE APARECE ALGUEM COM IDÉIAS DIFERENTES,O POVO ESTÁ AI E VAI AS RUAS
    UM ABRAÇO,,,MARLENE

    ResponderExcluir