terça-feira, 19 de outubro de 2010

ATAQUES SERRISTAS E DO PIG AO VOXPOPULI: EM DEFESA DE MARCOS COIMBRA E SUA EQUIPE.

O Senador Sérgio Guerra, Presidente Nacional do PSDB, lançou palavras de dúvidas em relação ao resultado da pesquisa sobre a intenção de votos para Presidente da Republica divulgada pelo Instituto Voxpopuli está manhã onde a candidata do PT Dilma Roussef apareceu com 51% das intenções de votos estimulados, Serra apareceu com 39%, Indecisos 4% e Brancos e Nulos 6%.


Logo depois do resultado final da eleição no Primeiro Turno li outros questionamentos em relação ao resultado da Pesquisa do Voxpopuli em comparação com o resultado final da eleição presidencial do último dia 03 de Outubro, um desses questionamentos foi feito por Merval Pererira do Globo.

É bom lembrar que o resultado o último resultado de uma pesquisa do Voxpopuli sobre a corrida presidencial no Primeiro Turno foi divulgado no dia 02 de Outubro, portanto um dia antes da eleição e ele refletia o fechamento da amostragem de uma pesquisa tracking com total de 2000 entrevistas, sendo que era feita a renovação de 500 entrevistas por dia. Para bom entendedor isso significa que o resultado final divulgado no dia 02 de Outubro correspondia a amostragem de entrevistas feitas no dia 01 de Outubro e nos dias 30, 29 e 28 de Setembro. Sem querer entrar no detalhe de se o método do traking é correto ou não ou se a amostram total era suficiente ou não, o que deve ser levado em conta no resultado final divulgado no dia 02 de Outubro último é que ele representou uma amostragem referente a uma pesquisa feita com entrevistas realizadas em quatro dias e com 2 mil pessoas. É isso que vale.

O resultado final da votação para presidente no Primeiro Turno mostrou os seguintes quadros:

1 - Incluindo a abstenção

2 – Sem a abstenção

Em uma comparação a pesquisa tracking do Voxpopuli mostrou Dilma com 47% de intenções de votos estimulados e ela teve 42,9% do total de votos, Serra tinha 26% de intenções de votos estimulados e teve 29,8% de votos, Marina tinha 14% de intenções de votos estimulados e teve 17,7 do total de votos, Outros Candidatos tinham 1% de intenções e tiveram 1,2% de votos, Branco e Nulos 4% nas intenções de votos e foram 8,6% nos votos computados e Indecisos que ainda eram 8%, isso, repetindo em relação a pesquisa Voxpopuli, em uma amostragem de 2000 entrevistas feitas do dia 28 de setembro ao dia 01 de Outubro.


Observando com atenção constataremos que Dilma perdeu 4 pontos, Serra cresceu 3,8 pontos e Marina cresceu 3,7 pontos, isso levando em consideração a amostragem da pesquisa que foi sendo defasada sempre em 500 entrevistas por dia do dia 28 de setembro ao dia 01 de Outubro e que nos dias 02 e 03 de outubro não aconteceram entrevistas desta pesquisa.

As mudanças de números para menos, no caso de Dilma e para mais no caso de Marina e Serra sempre estiveram na casa dos 3,7 a 4 pontos, elas refletem o resultado de um momento em que o eleitor foi cristalizando sua decisão até a hora de seu voto no dia 03 de Outubro em meio a mais estarrecedora campanha de boatos já feita na história das eleições no Brasil contra a candidata Dilma Roussef e seu vice Michel Temer, isso deixou uma parcela dos eleitores confusos e portanto sujeita a mudanças repentinas que jamais poderiam ser detectadas nos últimos momentos da pesquisa e na minha opinião o resultado final da pesquisa Voxpopuli no sistema tracking foi até que muito bom dadas as circunstâncias.

Agora, a Folha (UOL), o Estadão e a Globo vão espernear porque isso é parte do jogo deles e do segmento político que eles escolheram se alinhar, mas para mim o respeito aos profissionais do Voxpopuli e ao Marcos Coimbra continua.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário