quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAMPANHA DE E-MAILS SÓRDIDOS E INFORMAÇÕES COM O INTUITO DE CONFUNDIR CONTINUA A TODO VAPOR, MAS COM EFEITO MUITO ABAIXO DO DESEJADO POR SERRISTAS E O PIG

Diante do fato de que todas tentativas de provocar a queda de Dilma Roussef e a consequente realização do segundo turno não estão dando certo, só está restando ao PIG e a campanha subterrânea composta de boatos, de apoio a Serra na internet, a estratégia de criar boatos com o objectivo de denegrir a imagem de Dilma.

A  aproximadamente umas duas horas dei uma circulada pelo centro de Campinas, fui em alguns locais onde se concentram pessoas, como por exemplo, praças e cafés. Encontrei alguns conhecidos, puxei umas conversas e constatei alguns fatos sobre a campanha eleitoral.

Primeiro, a atitude do Governo Lula de demitir a Ministra Erenice foi corretíssima, esse assunto do tráfico de influência quanto mais durasse, maior seria o estrago na campanha de Dilma, porque as pessoas associam Erenece a Dilma e não a Lula, como a ex ministra Erenice foi convidada e sair, ficou a imagem de que o Governo tomou uma atitude rapidamente. Mas, não imaginem que a população, principalmente os mais "endinheirados", não estão desconfiando de Dilma.

Segundo, o ataque de e-mails que denigrem a imagem de Dilma, de Lula, do PT e também de Michel Temer é permanente, acontece sem parar. São informações que associam, principalmente, corrupção, atos terroristas até situações de conotações sexuais.

Conclusão, dependendo do nível de formação e do acesso a informação das pessoas, assim como a história de vida das delas, que determinam o grau de preconceito que elas tem em relação aos mais variados assuntos, os boatos lançados nessa verdadeira guerra feita por ataques nos jornais, revistas, televisão, rádio e na web, poderão ou não atingir seus objetivos.
Como exemplo cito o encontro com um conhecido, um motorista de taxi do centro de Campinas, quando provoquei ele com a pergunta sobre se ele era Dilma, Serra ou Marina, a resposta foi que eu deveria tomar cuidado com Dilma, pois, ele tinha tido informações na internet contra ela, ou seja, sua justificativa para não votar em Dilma foi os e-mails que recebeu com informações contra a candidata petista.
Enquanto eu tentava mostrar para ele que estes e mails eram plantados,  apócrifos e falsos contra Dilma, outros motoristas do mesmo ponto deste motorista ao ouvirem a conversa começaram a participar, porém defendendo Dilma e concordando comigo que os e mails são falsos, assim como as pesquisas do Datafolha e parte das noticias sobre a campanha eleitoral.

Com isso percebi na prática que os boatos e noticias confusos sobre Dilma Roussef e a campanha eleitoral não encontram o eco desejado por quem os plantou, quer seja na mídia, quer seja na web.

Flávio Luiz Sartori - flavioluizsartori@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário