sábado, 21 de agosto de 2010

ASSÉDIO MORAL INCONSCIENTE 1: EM QUALQUER LUGAR A QUALQUER MOMENTO ACONTECE E A MAIORIA DAS PESSOAS DEMORA PARA PERCEBER



Muitas vezes as pessoas conseguem enxergar as coisas apenas sob a ótica de suas realidades cotidianas, se esquecem que existe um todo, outros problemas, outras variáveis. Preferem acreditar em suas “verdades” e em nome delas prejudicam outras pessoas sem levar em conta as conseqüências de seus atos.

O que leva uma pessoa a querer perseguir outra pessoa? A começar criar um clima adverso a esta mesma pessoa pretendendo que o ambiente fique insuportável para a pessoa, que ela persegue, a ponto da pessoa perseguida não conseguir mais ficar naquele local, que pode ser um ambiente de trabalho ou até mesmo um local de lazer.

Muitas pessoas quando tem seus planos interrompidos por inúmeros motivos tendem a ter diferentes tipos de reações, a primeira e principal delas é a de buscar um culpado, geralmente o culpado tem que ser fraco o bastante para não oferecer resistência.

Quando este culpado é encontrado começa a perseguição.

O método mais comum é o assédio moral e a maneira mais silenciosa que existe de assédio é a de começar a disseminar calúnias contra o assediado ou a de criar situações que constranjam o mesmo, de maneira que o ambiente fique insuportável para ele em um processo silencioso.
Geralmente a pessoa que pretende assediar começa a pegar fatos corriqueiros do dia a dia e transforma estes fatos em calúnias que são disseminadas entre as pessoas que trabalham no mesmo ambiente. As calunias são “plantadas” pouco a pouco, em conversas sempre longe da pessoa assediada. Geralmente o conteúdo destas conversas são estórias que associam a pessoa assediada a atitudes imorais, trapaças e enganações.

A pessoa que comete o assédio moral tenta passar o tempo todo à imagem de que é uma pessoa injustiçada, sendo que o assediado sempre esta sempre entre aqueles que são responsabilizados pelas injustiças alegadas.

Como conseqüência deste assedio moral silencioso praticado, em muitas situações pelo fato da pessoa que esta praticando o assédio moral se negar a aceitar a verdade, a pessoa assediada moralmente tem sua vida transformada em um verdadeiro “inferno”.

Flávio Luiz Sartori -
flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário