segunda-feira, 22 de março de 2010

MONTENEGRO: PESQUISA NÃO É ADIVINHAÇÃO É ANÁLISE CIENTÍFICA.

Acabo de ler um resumo crítico das justificativas do Montenegro do IBOPE no blog do Azenha, em relação ao fato das coisas não terem saido como ele tentou profetizar desde a metade de 2009 nos principais veiculos do PIG.

Desde o primeiro momento ficou demonstrado inclusive aqui neste blog que as amostragem utilizadas na época por IBOPE e Datafolha, principalmente em relação a escolaridade dos entrevistados tinham quantidade de entrevistados pertencentes as classes mais abastadas acima dos números do IBGE, maior exemplo disto seria o fato de as cotas de entrevistados com curso superior estarem acima da média históriva do Brasil.

Também é importante citar que as amostragens totais destas pesquisas, com média de 2.000 entrevistados representam um número muito baixo, o Datafolha começou a chegar em números que indicavam a subida de Dilma quando começou a trabalhar com amostragens totais mais altas, acima de 5.000 entrevistados.

Isso significa que o diretor do IBOPE, quando pregava que o Presidente Lula não transformaria sua imensa popularidade em votos para a candidata Dilma Roussef, estava na realidade militando contra a candidata do Presidente Lula a favor de Serra, não estava sendo profissional.

O diretor do IBOPE como cidadão brtasileiro pode declarar voto quem quiser, mas, como pretenso profissional de pesquisa de opinião tem que trabalhar com números reais e verdadeiros.
Suas avaliações, o tempo esta comprovando, estavam completamente erradas. Vindas de alguém que dirige um instituto que ainda tem a importância do IBOPE, principalmente por ser o medidor oficial da audiência dos canais de TV brasileiros, só serviram para duas coisas:

Primeiro, para transformar Montenegro em motivo de chacota.

Segundo, denegrir a imagem dos profissionais de pesquisa e também a imagem de uma empresa que deve ter sido construida com muito trabalho pelo pai do proprio Montenegro.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário