terça-feira, 16 de março de 2010

ESTRATÉGIA DA OPOSIÇÃO E DO PIG DE ATAQUES AO GOVERNO LULA: “O TIRO VAI SER PELA CULATRA” PODEM ACREDITAR

Definitivamente a democracia brasileira esta prestes a passar por mais um teste nas eleições presidenciais deste ano, não será um teste da capacidade dela de resistir aos solavancos que podem levar ao retrocesso, como por exemplo foi o impeachement do Presidente Collor. Será um teste de como a opinião pública do eleitorado brasileiro deverá se comportar diante da intervenção de grupos políticos e empresariais, principalmente os ligados as empresas de mídia, no sentido de defender interesses de setores minoritários da sociedade brasileira, que sempre foram privilegiados desde os tempos em que o Brasil era uma colônia de Portugal.

Com a chegada da oposição ao poder em 2002 e o mandato do Presidente Lula, a cidadania plena ficou mais perto da imensa maioria de brasileiros trabalhadores que sempre foram marginalizados porque nunca conseguiam ter acesso a um padrão de vida que permitisse um mínimo de participação em uma sociedade de consumo. A ascensão social destas camadas populares permitiu a elas visualizar um futuro melhor também até para seus filhos.

A identificação da oposição de hoje com os governistas do passado recente anterior a 2002, nas figuras de FHC e José Serra, além dos impagáveis e ilustres membros do DEM é um fato concreto que não pode ser desprezado.

Porque a maioria do eleitorado brasileiro votou na oposição em 2002? Porque não concordavam mais com a forma como tucanos e demos governavam o Brasil. Porque votou reelegendo Lula presidente em 2006? Porque o Brasil melhorou. E porque então votariam em Serra agora em 2010 se o Brasil esta melhor ainda? Boa pergunta, mas que tem ficar sem resposta porque no sentido prático dos fatos não existem bons motivos para a maioria dos eleitores brasileiros votarem no Serra hoje. Por isso mesmo a oposição não tem muitos alternativas no campo de debate político, terá que partir para o tudo ou nada, terá que criar um clima de terrorismo e medo em parte do eleitorado na tentativa de que decidam o voto de forma emotiva em detrimento da razão.

Os ataques ao Governo Lula e a Ministra Dilma Roussef dos últimos dias são um sintoma bem claro de que diante da falta de opções a oposição partiu para o tudo ou nada em uma estratégia onde caberá ao PIG, principalmente a Rede Globo, o papel de denegrir a imagem do Governo Lula enquanto José Serra posará de bom moço melhor preparado para governar o Brasil do que Dilma Roussef.

Nesse sentido o teste da democracia brasileira será no sentido de como se comportará a opinião pública diante de uma bolha de denuncias fabricada para denegrir a imagem de um governo popular para tentar ajudar uma oposição impopular.
Nós, eleitores brasileiros já votamos em eleições presidênciais a 20 anos e em cinco oportunidades e 2010 será a sexta desde 1989, isso significa que não somos marinheiros de primeira viagem.

A tentativa da oposição e do PIG no sentido de manipular a opinião é muito arriscada, ela parte por si só de um principio que logo de cara já deixa evidente um menosprezo diante da capacidade do eleitor brasileiro, atualmente, de identificar esta manipulação. Se, como temos observado pela tendência da opinião publica nos últimos anos esta manipulação for identificada pela maioria dos eleitores brasileiros, aliás, o que é quase certo, “o tiro sairá pela culatra” para a oposição e o PIG.

Quem viver verá.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário