terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PROPAGANDA INSTITUCIONAL DO GOVERNO DE SÃO PAULO E APOIO DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO SÃO PARTES DA ESTRATEGIA ELEITORAL DE JOSÉ SERRA PARA 2010

A ofensiva do Governo de São Paulo em propagandas institucionais de forma massiva agora no final de 2009, um ano que antecede a uma eleição nacional, não é novidade, outros governos, inclusive tucanos, já se utilizaram dessa estratégia. Orestes Quércia no final de seu mandato de Governador de São Paulo de 1989 para 1990 usou esta estratégia de forma farta. Mario Covas e Alckimin também usaram, mas não de forma tão incisiva como Serra faz neste final de 2009.

O que esta em jogo não é a propaganda propriamente dita, mas a forma como ela é veiculada, com direcionamento proposital para um sentido personalista do governante na ênfase das obras demonstradas.

As repetições são tantas que acabam se transformando em uma verdadeira lavagem cerebral, principalmente nos momentos de maior concentração das veiculações no horário nobre da noite.

Aqui em São Paulo como já analisei no texto PARA ESTAREM NO PODER DESDE 1994, TUCANOS CONTAM COM UMA VERDADEIRA REDE EMISSORAS DE TV, JORNAIS ESCRITOS E RÁDIOS EM TODO ESTADO DE SÃO PAULO blogado em 23 de Novembro de 2009, o PIG tem uma rede de emissoras de rádio e de televisão além de jornais escritos espalhados por todo o estado.

São empresas de comunicação pertencentes a grupos econômicos oriundos das oligarquias que sempre governaram o Brasil até 2002 e que estão no poder no Estado de São Paulo, que formam uma verdadeira rede de comunicação que esta em constante campanha política contra as forças políticas que fazem parte da aliança de partidos que apóiam o Governo do Presidente Lula ao mesmo em que apóiam abertamente o Governo de São Paulo e prefeituras de municípios que são governados pelo PSDB, pelo DEM (antigo PFL) e outros partidos aliados.

Se analisarmos, procurando a essência além da aparência notaremos que o pacote de propagandas, principalmente no rádio e na televisão, do Governo de São Paulo neste final de 2009 tem dois focos muito bem definidos; as estradas paulistas e o Rodoanel da Região Metropolitana da Cidade de São Paulo.

São pontos cruciais para se medir a atuação da gestão Serra em São Paulo:

Em relação às estradas paulistas o que está em jogo não é a qualidade delas é a quantidade de pedágios implantados nos últimos meses, Campinas, por exemplo, ficou cercada de pedágios e o alto preço cobrado pelas concessionárias dos motoristas.

Já em relação ao Rodoanel existem as denuncias de corrupção, que apesar dos entraves colocados pela administração Serra, prosseguem sendo investigadas e as investigações em relação a queda de uma ponte recém construída e nem utilizada ainda.

São dois pontos que certamente já despertam muitas desconfiança junto à opinião pública do eleitorado paulista e que certamente serão debatidos na eleição para o Governo de São Paulo em 2010.

Ao explorar estes pontos com ênfase na propaganda oficial do governo exaltado a qualidade dos serviços prestados nas estradas paulistas e a importância do Rodoanel, a gestão Serra esta tentando criar uma imagem positiva em relação a dois pontos que certamente são considerados negativos atualmente para o Governo de São Paulo.

Contando com essa propaganda institucional massiva e com o apoio da maioria das empresas de comunicação de todo Estado de São Paulo, Serra espera ter a seu favor uma imagem positiva fortalecida para disputar a eleição presidencial de 2010.

Nossa função, nesse caso, mesmo que seja comparada a uma luta de Davi contra Golias, é denunciar e esclarecer a opinião pública sobre a manipulação em curso.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com


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