segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FOLHA NÃO PUBLICOU QUE DILMA ROUSSF JÁ É A PRIMEIRA NA CORRIDADA PRESIDENCIAL NAS RESPOSTAS ESPONTÂNEAS DA PESQUISA DIVULGADA NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA

Depois de tanto criticar e também apontar os erros metodológicos das principais empresas de pesquisa do Brasil que divulgam resultados sobre a intenção de votos para a eleição de 2010, finalmente meus apelos, ao que tudo indica tocaram em uma dessas empresas.

No caso estou me referindo ao Datafolha que na pesquisa anterior realizada em Agosto de 2009 já tinha entrevistado 4.100 pessoas, praticamente o dobro das outras empresas que insistem em 2000 entrevistas. Agora em Dezembro de 2009 o Datafolha ousou mais entrevistando 11.429 pessoas em todo Brasil.

Com isso foi possível perceber que a posição dos candidatos e Presidência da República esta mais consolidada com a lógica da inserção de mídia de cada um deles de acordo com os fatos políticos dos últimos meses.

Se o Datafolha, muito provavelmente, em função de sua posição no mercado de pesquisas, que abrange também o importante segmento empresarial corrigiu a amostragem na busca de resultado mais seguros, por outro lado, a divulgação de todos resultados da pesquisa ficou a desejar, importantes números sobre a corrida presidencial ficaram de fora do noticiário do Jornal Folha de São Paulo.

Porém, antes de prosseguir, importante esclarecer que estas analises só são possíveis quando conseguimos ler os relatórios das pesquisas que ficam disponíveis para dowloads nas páginas das empresas que publicam as pesquisas. A única empresa que não publica os tais dos relatórios é a Vox Populi.

O primeiro resultado importante que não foi noticiado foi o da sondagem espontânea para Presidência da República, ou seja, os números reais que cada candidato tem hoje.

Quando perguntados na última pesquisa do Datafolha em quem pretendem votar nas eleições presidenciais de 2010, os entrevistados responderam espontaneamente, sem estímulo, que votariam da seguinte forma: 20% no Presidente Lula, 8% em José Serra, 8% em Dilma Roussef, 3% em Aécio Neves, 3% no candidato do Presidente Lula, 1% no Ciro Gomes, 1% na Marina Silva, 1% no candidato do PT, 1% em Geraldo Alckimin, 3% citaram outros candidatos, 5% votariam branco ou nulo e 47% que responderam que ainda não sabem em quem votar.

Como Presidente Lula foi citado espontaneamente por 20% dos entrevistados e não poderá mais ser candidato, a pesquisa esclareceu este fato para os entrevistados e repetiu a pergunta.

O resultado, agora sem a presença do Presidente Lula, foi o seguinte: Dilma Roussef 10%, Candidato do Presidente Lula 8%, José Serra 8%, Candidato do PT 1%, Aécio Neves 1%, Ciro Gomes 1%, Geraldo Alckimin 1%, Marina Silva 0%, Outros candidatos 7%, Branco e Nulo 5% e Não sabem em quem votar 57%.

Conclusão

Na primeira possibilidade, com o Presidente Lula podendo ser citado, Dilma Roussef já empata com José Serra em 8% na escolha espontânea dos entrevistados. Se somarmos os 20% do Presidente Lula com os 8% da Dilma Roussef mais 3% que votariam no candidato do Presidente Lula e 1% no candidato do PT temos um total 32% de votos espontâneos potenciais para Dilma Roussef.

Na segunda possibilidade na pergunta sobre as intenções de votos espontâneos para Presidência da República sem o Presidente Lula, a Ministra Dilma Roussef já é a primeira colocada com 10% de intenções de votos só dela. Se somarmos esses 10% que ela tem com os 8% que responderam espontaneamente que irão votar no candidato do Presidente Lula mais 1% que declararam que vão votar no candidato do PT temos 19% de votos potenciais para Dilma Roussef também nessa possibilidade.

A pesquisa mostrou que nas respostas a sondagem estimulada, Jose Serra oscila de 37% a 40% de intenção de votos dentre as possibilidades colocadas e Dilma Roussef oscila de 23% a 31%.

Se compararmos os números espontâneos já citados nesta análise com os números das respostas estimuladas, facilmente perceberemos que os números da candidata Dilma Roussef são muito mais consistentes do que os números das respostas estimuladas de intenções de votos no candidato José Serra, principalmente, a partir de uma análise que leve em consideração a parcela de respostas com tendência a definitivas e consolidadas dos entrevistados.

Isso é matemática pura, ou melhor, são fato e, contra fatos os argumentos ficam difíceis, ou melhor, impossíveis.

Se você, meu caro internalta pretende conferir os números apresentados aqui diretamente no relatório do Datafolha é só acessar:

http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/intvoto_pres_21122009_tb4.pdf

Estou preparando mais analises sobre esta pesquisa e blogarei logo.

Esclarecimento: prometi um especial sobre a Mata Santa Genebra, uma das últimas reservas com as características da Mata Atlântica localizada em uma área urbana no Brasil em Campinas, para o último fim de semana que Passou. Porém fui aconselhado por um amigo, que trabalhou nessa mata inclusive comigo mesmo, a ter permissão bem fundamentada sobre o que publicar, acatei e adiei blogar o texto, mas prometo que farei em breve.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário